Brasília – Os “ calotes “ continuam crescendo no Brasil, de acordo com informações fornecidas pelo Serasa, divulgados nesta terça-feira (14).
A inadimplência entre consumidores brasileiros registrou forte alta em setembro, subindo 19,6% sobre mesmo mês do ano passado.
No acumulado dos primeiros nove meses do ano, a inadimplência entre consumidores avançou 4,2% sobre um ano antes.
Em comunicado, economistas da Serasa Experian atribuíram a alta da inadimplência à conjuntura econômica mais adversa de 2014, citando “recessão econômica, inflação oscilando acima do teto superior da meta e crediário mais caro”.
Na comparação com agosto, no entanto, o índice recuou 0,8%, no segundo declínio consecutivo após queda de 0,2% em agosto sobre julho.
No detalhamento por tipo de dívida, as dívidas não bancárias – envolvendo cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços – recuaram 3,1% em setembro ante agosto, puxando a queda na comparação mensal, segundo a Serasa Experian.
Os cheques sem fundo, as dívidas bancárias e os títulos protestados viram crescimento de 0,4%, 0,8% e 16,7%, respectivamente, ate agosto.
Manaus
Em Manaus, o CDL amazonas, lançou uma campanha para que os devedores quitem suas dívidas e possam dessa forma limpar os seus nomes e com isso possam voltar a operar com crediários.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) vai promover a oitava edição da campanha “Limpe seu Crédito e Faça seu Nome Brilhar” a partir desta quarta-feira (15). As empresas que participam da ação darão descontos e condições diferenciadas aos clientes que possuem débitos, dando aos inadimplentes oportunidade de tirar o nome da lista do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A campanha segue até 30 de novembro.
De acordo com a CDL, a campanha pretende reduzir o índice de inadimplência no comércio lojista local. A entidade acredita que o índice possibilita melhor resultado para o comércio e aumenta a sustentabilidade do mercado de trabalho.
Amazonianarde – Serasa – CDL-AM