Calha do Madeira terá posição na economia do Estado valorizada, defende José Melo após viagem à região

A presença dos candidatos atraiu multidões
A presença dos candidatos atraiu multidões
A presença dos candidatos atraiu multidões

O governador e candidato à reeleição José Melo (Pros) e o ex-governador e candidato ao senado Omar Aziz (PSD) realizaram neste final de semana a primeira viagem da coligação ‘Fazendo mais por nossa gente’ ao interior do Amazonas. Durante a agenda política nos seis municípios da Calha do Rio Madeira, José Melo apresentou propostas de seu plano de governo nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura e defendeu investimentos para potencializar a economia dos municípios.

O roteiro da agenda política nas seis cidades do Madeira começou na sexta-feira, dia 1 de agosto. Melo, Omar e comitiva de postulantes a deputado federal e estadual estiveram em Novo Aripuanã, Apuí e Humaitá. No sábado, dia 2 de agosto, a coligação esteve em Manicoré, Borba e Nova Olinda do Norte. A presença dos candidatos atraiu multidões que seguiram em carreata a comitiva desde a chegada ao aeroporto até os locais dos comícios.

Segundo José Melo, os municípios da calha do Madeira terão seu papel na economia do Estado valorizado com melhorias nas condições da hidrovia do Madeira e a criação de um polo logístico regional, através da construção de novo porto em Novo Aripuanã, cidade a 227 quilômetros da capital. Com asfaltamento da estrada que liga o município vizinho de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus), uma nova rota de escoamento da produção será criada.

“Vamos viabilizar a hidrovia do Madeira, transformar Novo Aripuanã e Apuí em grandes centros que geram emprego e renda para todos os municípios da região. É dessa forma que vamos criar os caminhos para desenvolver a economia”, disse Melo, apresentando ainda a proposta de construção de novo hospital, uma Escola de Tempo Integral (Ceti) e um núcleo da UEA em Novo Aripuanã. Apuí também vai ganhar Ceti.

Na reunião política em Apuí, Melo e Omar Aziz foram unânimes na defesa de investimentos para potencializar os municípios e gerar emprego e renda por meio das vocações regionais. Nas áreas degradadas, a recuperação ambiental virá acompanhada do incentivo à fruticultura. Nas áreas de infraestrutura e economia, o plano de governo da coligação prevê, ainda, melhorias da Hidrovia do Madeira, Solimões e Amazonas, com balizamento e sinalização.

Candidato ao Senado, Omar Aziz lembrou que foi em seu governo que a região recebeu, de fato, atenção especial com foco no setor produtivo e na sustentabilidade. Ele destacou que, na gestão ao lado de Melo, aplicou recursos para asfaltamento de ruas, reforma de escola padrão, entrega de tablets para a educação e investimentos na segurança e saúde, com vacinação do HPV e aquisição de mamógrafos. “Fiz um governo que priorizou o cuidar das pessoas e não serei uma voz submissa que diz sim à presidência da República em todas as circunstâncias. Meu compromisso é com o Amazonas”, enfatizou.

Em Humaitá (a 591 quilômetros de Manaus), o polo de piscicultura iniciado na gestão ao lado de Omar Aziz para abastecer a calha do Madeira com a produção de pós-larvas, alevinos e peixes terá continuidade, garantiu José Melo. O candidato ao governo afirmou que vai defender o asfaltamento da BR 319 e a interligação energética de Humaitá às Usinas Hidrelétricas do rio Madeira, Jirau e Santo Antônio, como forma de compensação ambiental.

“Abriram as comportas e houve a grande cheia do Madeira e o povo de Humaitá não recebeu compensação ambiental pelos prejuízos. A forma é fazer um linhão da hidrelétrica até Humaitá para levar energia e, consequentemente, desenvolvimento”, defendeu.

Em Manicoré, Melo disse que, além de reforçar investimentos em Saúde, Educação e Segurança, vai instalar uma agência do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para agilizar a aprovação dos planos de manejo e licenciamento ambiental e, com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), ampliar a concessão de financiamento aos produtores.

Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros de Manaus) e Borba (151 quilômetros de Manaus) serão polos de criação de Pirarucu, anunciou Melo. Em Nova Olinda, um laboratório com investimentos de R$ 700 mil feitos pelo Governo Estadual tem a finalidade de produzir alevinos para abastecer a região. A cidade ganhará também Escola de Tempo Integral, núcleo da UEA e recuperação do sistema viário, com asfaltamento ainda dos novos bairros do Nova Vitória e Vila Verde. Em Borba, Melo adiantou que o projeto do polo pesqueiro será erguido na estrada do Mapiá, além de investimentos em educação e saúde.

A coligação “Fazendo mais por nossa gente” engloba 16 partidos, com 325 candidatos a deputado estadual e 24 candidatos a deputado federal. O deputado federal Henrique Oliveira (SD) é o candidato a vice-governador pelo grupo e prosseguiu em Manaus com agenda de caminhadas pelos bairros. Fazem parte da coligação PROS, PSD, SD, PSDB, PR, PTdoB, DEM, PTC, PRP, PSL, PSC, PTN, PHS, PRTB, PV e PEN.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.