Florença, Itália – No confronto entre as duas seleções mais vencedoras da Liga Mundial de Vôlei, os brasileiros, mesmo na casa dos adversários, frustraram o sonho italiano de buscar o nono título. Com uma atuação brilhante, o time de Bernardinho venceu 3 sets a 0 (25/11, 25/23 e 25/20) e está a uma vitória do décimo troféu. Bem na defesa, com 11 bloqueios e perfeita no ataque, com Lucarelli sendo o maior pontuador da partida com 13 pontos, o Brasil dominou a partida e venceu sem dificuldades.
Domingo, o Brasil decide o título contra os Estados Unidos, que venceram o Irã com facilidade, por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/22 e 25/16. Pela terceira vez, os americanos avançam à final da competição. Eles foram campeões em 2008, no Rio, e ficaram com o vice em 2012, na Bulgária.
O Brasil entrou em quadra com a formação tradiconal: Murilo, Wallace, Sidão, Bruno, Lucarelli e Mário jr. O primeiro set começou equilibrado com os ataques levando a melhor sobre as defesas. Mas com um ace de Lucão e depois com o bloqueio de Cidão, abriu 5 a 2. Mantendo o ritmo e com Mário jr bem na defesa e Wallave perfeito no ataque, abriu 8 a 3.
O Brasil atropelava a Itália fazendo o técnico italiano Mauro Berruto perder o controle e invadir a quadra para reclamar do juiz. Nem aí pro choro italiano, e com uma atuação perfeita o Brasil só aumentava a vantagem, deixando os italianos atônitos.
Precisando tirar a larga diferença a favor do Brasil, a Itália forçava os saques e os erros aconteciam como o de Zaytsev, que fez o Brasil abrir 16 A 7. Em mais um erro de saque, o Brasil fez 19 a 8.Com o set sob controle e praticamente sem errar, o Brasil, num ace de Cidão, fechou o set em 25 a 11.
EQUILÍBRIO NO SEGUNDO SET
O segundo set começou novamente equilibrado, com as duas seleções errando saques forçados e mantendo o placar empatado. A estrela italiana Zaytsev fez o primeiro ponto no 6 a 5 da Itália. Depois de um ace de Birarelli e um erro de Wallace a Itália abriu 8 a 5. Mas aí o Brasil acordou e num bloqueio de Wallace e no contra-ataque de Lucão aproximou no placar ficando apenas um ponto atrás, 8 a 9. Lucão acertou o bloqueio, e empatou a partida 10 a 10. Com Lucão e Bruno inspirados o Brasil virou e abriu 13 a 11. No bloqueio de Sidão em Zaytsev fez 16 a 13.
O Brasil dominava novamente a partida e aumentava a vantagem, em mais ataque certo de Wallace fez 23 a 17. Foi aí que deu uma pequena pane na seleção e a Itália começou a reagir. Com dois bloqueios seguidos e Paroddi, diminui para 20 a 23. Num erro da arbitragem e depois com Wallace bloqueado, ficou um ponto apenas um ponto atrás, 22 a 23. No saque italiano o juiz deu bola dentro, mas Bernardinho pediu o desafio e a bola foi fora. Brasil 24 a 22. Na disputa na rede Zaytsev levou a melhor e a Itália ficou a um ponto novamente, 23 a 24. Mas Lucarellli acertou uma pancada e o Brasil fechou o set em 25 a 23, fazendo 2 a 0 na partida
O terceiro set começou ponto a ponto, sem nenhuma seleção abir vantagem. Num erro de ataque de Paroddi, o Brasil abriu dois pontos: 9 a 7. Com o décimo ponto de bloqueio, o Brasil abriu 11 a 8. Wallace se destacava no ataque virando tudo, e num bloqueio triplo do Brasil, Bernardinho teve que pedir novamente o desafio para ganhar o ponto, 16 a 12. Embalado e com uma atuação coletiva perfeita, Lucarelli acertou um ace e aumentou a diferença 18 a 13.
A Itália demonstrava nervosismo e com erro bobo de Lanza o Brasil fez 22 a 17, manteve a diferença e no erro de saque de Zaytsev fechou o set em 25 a 20 e a partida em 3 sets a o. Será a 14ª final do Brasil na Liga, que se vencer chegará ao 10º título.
Amazonianarede – O Globo