Braga quer maior fatia do programa “Minha Casa Minha Vida” nos municípios amazonenses

Eduardo Braga

Eduardo Braga

Amazonianarede – Assessoria

Brasília – O senador Eduardo Braga (PMDB/AM) se reuniu com o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, José Urbano Duarte, para pleitear a construção de casas para municípios do Amazonas dentro do programa Minha Casa Minha Vida.

Os prefeitos de Barcelos, José Ribamar Beleza, e de Coari, Adail Pinheiro, além do deputado federal Sabino Castelo Branco, participaram da reunião.

O prefeito de Barcelos explicou a José Urbano Duarte que o município ainda não tem nenhum projeto de construção de casas populares e pediu informações sobre como aderir ao programa do governo federal.

Já o município de Coari teve projeto aprovado para a construção de 500 unidades, mas o prefeito Adail Pinheiro solicitou a construção de mais mil unidades. Ele afirmou que a prefeitura já tem um terreno que poderá ser doado para a construção das casas.

O vice-presidente da Caixa afirmou que o pedido de Coari será analisado e disse ser possível fazer a complementação de unidades, além das que já estão aprovadas, uma vez que segundo dados do Ministério das Cidades, o município tem um déficit de 1,3 mil moradias.

“E como o município pretende doar um terreno, acredito que fica mais fácil esse pleito. Agora é preciso saber se há construtoras na região interessadas no projeto”, disse o representante da Caixa.

Sobre a situação do município de Barcelos, José Urbano Duarte disse que o município, por ter menos de 50 mil habitantes, pode apresentar projeto no Ministério das Cidades. Ele informou que a proposta precisa ser apresentada a esse órgão até o dia 5 de abril.

“O programa Minha Casa Minha Vida tem duas linhas de financiamento para municípios. Uma para os que têm até 50 mil habitantes e outra para os que tem mais de 50 mil. Infelizmente muitas prefeituras não apresentam projetos e por isso muitos municípios ainda não foram contemplados. É preciso que as prefeituras se envolvam mais”,informou.

O senador Eduardo Braga elogiou a atenção dada pela Caixa ao pleito e disse que deverá voltar à instituição com o pedido de mais municípios amazonenses com interesse em aderir ao Minha Casa Minha Vida. Ele citou exemplos de municípios com mais de 50 mil habitantes, como Parintins, Tefé e Itacoatiara, que também podem ser contemplados com o programa procurando diretamente a instituição. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.