Bota e Flu decidem hoje a Taça Rio

  Flu e Bota, decidem hoje a Taça Rio

Com vantagem do empate para o Alvinegro, decisão será neste domingo,
às 16h (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda

Rio – A decisão do Campeonato Carioca começa neste domingo, às 16h (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. De um lado, o Botafogo joga por um empate para encerrar a disputa com a conquista da Taça Rio, já que faturou a Taça Guanabara. Do outro, o Fluminense, que precisa da vitória para prolongar a disputa e levá-la para dois jogos finais, repetindo 2012, quando os dois clubes fizeram a final da competição depois de vencerem um turno cada.

Com uma campanha impecável, vencendo todos os oito jogos disputados neste segundo turno para chegar à final, o Botafogo se transformou no time a ser batido, chamado de bicho-papão pelo técnico do Fluminense, Abel Braga. Com Seedorf e Lodeiro como protagonistas, perdeu apenas um jogo no ano (para o Flamengo, na Taça Guanabara). Contra o rival da decisão, empate em 1 a 1 no único confronto do ano.

O Fluminense se reergueu depois da queda na semifinal da Taça Guanabara para o Vasco e manteve-se firme, apesar da disputa simultânea da Taça Libertadores. No ano passado, atropelou o Botafogo nos dois jogos finais com vitórias  por 4 a 1 e 1 a 0, mas desta vez não contará com Fred na final da Taça Rio, considerado o carrasco alvinegro, e vem de uma desgastante viagem para Guayaquil na madrugada de quinta-feira para sexta-feira.

Entre personagens já folclóricos, como Rafael Marques e Rhayner, a ídolos como Seedorf e Thiago Neves, passando por paredões do quilate de Jefferson e Diego Cavalieri, a final da Taça Rio se apresenta.

Marcelo de Lima Henrique apita o jogo, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés e Ediney Guerreiro Mascarenhas. O Premiere exibe para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view.
Escalaões

 Botafogo: depois de poupar os titulares, com exceção de Jefferson, contra o CRB, o técnico Oswaldo de Oliveira terá força máxima à disposição para a decisão da Taça Rio. O time entra em campo com Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Fellype Gabriel e Seedorf; Rafael Marques.

 Fluminense: o técnico Abel Braga não confirmou a equipe alegando que, com o desgaste do grupo, só vai definir os titulares após uma conversa na concentração. Entretanto, o atacante Rafael Sobis, que não viajou com a delegação, está fora da decisão. Thiago Neves, Samuel e Michael lutam pela vaga.

Curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Esta é a terceira vez na história que Botafogo e Fluminense decidem uma edição de Taça Rio. Nas duas oportunidades anteriores, 1997 e 2008, o Botafogo conquistou o título.

* A Taça Rio foi disputada pela primeira vez em 1982 e teve o América como campeão. Desde então, só não foi disputada nos anos de 1994, 1995 e 2003. Flamengo e Vasco são os maiores vencedor deste troféu, com oito conquistas cada, As demais Taças Rio foram conquistadas pelo Botafogo (seis vezes), Fluminense (1990/2005), Americano (2002), Bangu (1987), América (1982) e Madureira (2006).

* Desde 2004, quando ao atual regulamento foi estabelecido para o campeonato Carioca, já aconteceram 19 finais de turnos (incluindo a Taça Guanabara 2013). Este é o ranking das equipes que mais conquistaram turnos, de 2004 para cá: Botafogo (8); Flamengo (6); Fluminense (2); Vasco (1), Volta Redonda (1) e Madureira (1

Último confronto

Ainda pela fase de classificação da Taça Guanabara, no dia 27 de janeiro deste ano, Fluminense e Botafogo empataram em 1 a 1, gols de Wellington Nem, no primeiro tempo, para o Tricolor, e Bolívar, no segundo, para o Alvinegro. Seedorf começou o jogo no banco e entrou em campo no segundo tempo. O confronto foi disputado no Engenhão.

Amazonianarede-GE

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.