Bosco convida universidades para a discussão do novo Plano Diretor de Manaus

Manaus – Previsto para chegar a Câmara Municipal de Manaus (CMM) já no mês de maio, o novo Plano Diretor de Manaus poderá também ser discutido entre os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades e Centros de Ensino Superior de Manaus.

A informação foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Bosco Saraiva (PSDB) ao presidente do Conselho Regional de Engenharia (Crea-AM) Telamon Barbosa Firmino Neto e ao presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), Eduardo Lopes que estiveram na manhã desta segunda-feira (8), na CMM para assegurar que as duas entidades estão a disposição do Legislativo Municipal para acompanhar os debates sobre a revisão do Plano.

“Tão logo chegue à CMM, o Plano receberá propostas dos vereadores e passará por uma intensa discussão técnica provocada pelos parlamentares. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CRAU) também será convidado para acompanhar os trabalhos na CMM”, assegurou Bosco.

O parlamentar estima que os trabalhos necessários a revisão do Plano Diretor de Manaus deverão ser concluídos em quatro meses pelos vereadores que poderão inclusive trabalhar durante o recesso de julho para que os estudos sejam concluídos no prazo.

“O Plano Diretor é o documento norteador do crescimento e expansão da cidade. É este Plano que vai dizer para onde a nossa capital vai crescer e como. Quero assegurar que as discussões na CMM serão técnicas e menos política. Especialistas do quadro da Câmara também irão nos assessorar neste trabalho sem que haja ônus para a Câmara”, disse o presidente.

Sobre a participação dos estudantes nas discussões do Plano na CMM, Eduardo Lopes, do Sinduscon-AM considerou a iniciativa positiva e ressaltou que a medida possibilitará aos estudantes uma maior aproximação e preocupação com a urbanização da cidade. “Será uma oportunidade única para que os universitários tenham mais conhecimento e interesse na parte de urbanismo da nossa capital”, declarou Lopes.

Telamon Neto do Crea-AM fez questão de registrar que o Conselho estará a disposição da CMM para somar com as discussões do Plano. “A Câmara Municipal de Manaus terá todo o apoio necessário por parte da nossa entidade”, destacou.

No encontro com o presidente Bosco Saraiva, Telamon e Eduardo entregaram uma proposta que trata da obrigatoriedade de Certidão de Inspeção Predial para edificações públicas e privadas no âmbito do município de Manaus e que será encaminhada ao vereador Luiz Alberto Carijó (PDT), responsável pela autoria de um Projeto de Lei que já trata do assunto e que está em trâmite na CMM.

Fonte: Dircom/CMM
Fotografia: Tiago Corrêa/ CMM

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.