Bombeiros orientam técnicos de explosivos do Garantido e Caprichoso

O Plano de Ação Integrada de Segurança – Operação Parintins 2013, montado pelo Governo do Amazonas para oferecer mais segurança à população do município, turistas e torcedores dos bumbás Garantido e Caprichoso, também se preocupou em capacitar os blasteres (técnicos especializados na fiscalização e manuseio de explosivos industriais) dos dois bois para que nenhum acidente com fogo possa acontecer durante o 48º Festival Folclórico de Parintins.

As duas agremiações informaram que, ao todo, será utilizada meia tonelada de fogos de artifícios nas três noites de festa.

Na última sexta-feira, 28 de junho, foi realizada uma reunião no Colégio Brandão de Amorim em Parintins com os blasteres de ambas as agremiações folclóricas para as últimas orientações sobre os fogos de artifício. O subcomandante da Operação Parintins do Corpo de Bombeiros, capitão Sulemar Barroso, explicou todos os procedimentos que já foram feitos para a segurança do show pirotécnico dos dois bois e pediu que as equipes redobrem a atenção e a comunicação com cada coordenador de arena para que nenhum explosivo de artifício seja lançado fora de hora.

“Esta reunião foi para firmarmos o compromisso com a segurança das pessoas e do espetáculo, porque quanto mais agirmos na prevenção, muito mais vidas serão preservadas”, disse o capitão. Ele explicou, ainda, que, além dos blasteres do Garantido e do Caprichoso, as áreas onde acontecem a queima de fogos conta com equipes do Corpo de Bombeiros com extintores para atuar em qualquer emergência.

De acordo com o blaster do Garantido, Wellington Maquiné, o local de queima dos fogos possui uma equipe de 4 pessoas especialistas na área. “Graças à parceria com os Bombeiros, nosso trabalho vem melhorando a cada ano”, disse. O Caprichoso informou que está trabalhando com uma equipe de 8 pessoas e tudo já está revisado e pronto para o espetáculo das próximas noites do Festival.

A Operação Parintins 2013 é uma ação integrada que tem a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), reunindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defesa Civil, que estão atuando em conjunto para manter a segurança no Bumbódromo e no município de Parintins. As atividades têm o apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), considerando que o Festival é um evento-teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que ocorre no próximo ano em Manaus.

(Agecom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.