Bombeiros formam 1ª turma de “Guarda Vidas” civis

Guarda vidas
Guarda vidasManaus – O Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) formou nesta sexta-feira, 5, a primeira turma de “Guardas Vidas” civis que atuarão em conjunto com os bombeiros na prevenção na praia da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.
 
Nesta primeira turma, 6 guardas municipais da Prefeitura de Manaus foram treinados com técnicas de salvamento aquático por mergulhadores do Corpo de Bombeiros.

Segundo o Comandante do Pelotão Fluvial, tenente BM Calmon Gama que foi o instrutor do curso, a turma recebeu aulas teóricas e práticas como da história do salvamento aquático no Brasil e no mundo, educação física aplicada e utilização de equipamentos de salvamento aquático. “Os Guarda Vidas também receberam instruções sobre o tipo e as fases do afogamento, Atendimento Pré-hospitalar para afogados, teoria de salvamento aquático e técnicas de salvamento aquático”, destacou Gama.

A maioria do treinamento foi realizada na praia da Ponta Negra, utilizando equipamentos e fazendo simulados de afogamentos.

O Comandante dos Bombeiros da Capital (CBC), Tenente Coronal Dinanci Almeida, explicou que o curso habilitará os Guardas Vidas a executarem atividade em balneários, rios, lagos e piscinas dentro das normas de segurança.

O Comandante-Geral do CBMAM, Coronel Antônio Dias dos Santos informou que a Corporação pretende formar 50 “Guardas Vidas” para atuar em conjunto com os bombeiros na praia da Ponta Negra. “Cada Guarda Vida trabalhará com um bombeiro mergulhador na prevenção”, disse.

De acordo com Dias, ainda neste mês de outubro o Corpo de Bombeiros irá começar a formação de mais uma turma de “Guardas Vidas”.

(Texto e foto: EMERSON MIRANDA – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO CBMAM)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.