Boca do Acre tem dois representantes na semifinal da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa

Wagner Campos Mota e Mateus de Souza Pinheiro
Wagner Campos Mota e Mateus de Souza Pinheiro
Amazonianarede-Portal do Purus

O município de Boca do Acre está orgulhoso de ter dois alunos do ensino fundamental classificados na semifinal da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa. Eles são Wagner Campos Mota, de 13 anos de idade e Mateus de Souza Pinheiro, também de 13 anos. Eles passaram pelas fases escolar, municipal e estadual e agora irão disputar as medalhas de prata e ouro, uma vez que, na pior das hipóteses, os estudantes bocacrenses já garantiram o bronze.

Os alunos desenvolveram suas produções em quatro gêneros textuais diferentes: Memórias Literárias, Poema, Artigo de Opinião e Crônica. Para que os escritos fossem finalizados e selecionados na esfera municipal, os educandos participaram de oficinas desenvolvidas desde o mês de março, a exemplo da que aconteceu com a participação da escola estadual Almirante Barroso e da escola municipal Benício Rodrigues Pena, com o envolvimento dos alunos no tema principal do certame, “O lugar onde vivo”, que deu margem para que os discentes fossem à campo, pesquisar e fazer uma mostra de antiguidades que contam a história de Boca do Acre, durante a “1ª Exposição de Intercolegial de Língua Portuguesa”.

Os representantes de Boca do Acre

Mateus de Souza Pinheiro é estudante do 8º ano da escola municipal Benício Rodrigues Pena e está concorrendo na categoria Memórias Literárias, com o título “Seringueira, passarinho: rodopios das memórias trazidas pelo vento”. Mateus participará da semifinal na cidade de São Paulo, em data a ser confirmada.

Wagner Campos Mota é aluno do 9º ano da escola estadual Almirante Barroso e está no certame na categoria Crônica, com o título “Delírios de uma paixão”. Wagner já está com viagem marcada para o dia 5 de novembro, com destino à cidade de Nata/RN, onde acontecerá a sua semifinal.

Os pequenos, porém grandes bocacrenses, concorrerão com produções selecionados em todo o Brasil. Passando por essa fase, os representantes de Boca do Acre serão classificados para grande a final em Brasília. Ambos os alunos foram orientados pela professora Michele Assunção Lima.

Escolas unidas em prol do nome de Boca do Acre

A professora Anne Karina Verçosa, uma das entusiastas e envolvidas no sucesso dos alunos, destacou o empenho e a união das escolas Benício Rodrigues Pena e Almirante Barroso, que apesar de fazerem parte de esferas administrativas diferentes, respectivamente municipal e estadual, abraçaram a causa de bem representar o nome do município de Boca do Acre, evidenciando que o processo educacional como um todo está dando saltos qualitativos de grande relevância.

A olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.