Boca de urna dá vitória a Partido Conservador no Reino Unido

Legenda deve conquistar 316 cadeiras
Legenda deve conquistar 316 cadeiras
Legenda deve conquistar 316 cadeiras

Reino Unido – O Partido Conservador, do primeiro-ministro David Cameron, deve conquistar o maior número de cadeiras no Parlamento após as eleições gerais do Reino Unido nesta quinta-feira (7). De acordo com a pesquisa de boca de urna da BBC, serão 316 assentos.

Em segundo lugar está o Partido Trabalhista, que deve conseguir 239 vagas. O partido tinha como candidato a primeiro-ministro Ed Miliband.

Confirmando as pesquisas prévias, o Partido Nacionalista Escocês (SNP), de Nicola Sturgeon, deve ser o terceiro mais votado, conseguindo 58 assentos no Parlamento. Na sequência aparecem o Partido Liberal Democrata, de Nick Clegg, com 10 vagas, e o Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), do candidato Nigel Farage, com dois eleitos.

Como informa o diário americano “USA Today”, se a proporção da pesquisa for mantida no resultado real da eleição, os Conservadores estariam a apenas 10 assentos de ter a maioria no Parlamento.

Desta forma, poderiam negociar com partidos pequenos para formar um novo governo (os liberais democratas, por exemplo, com dez assentos, já seriam suficientes). De qualquer forma, se nenhum dos partidos atingir maioria absoluta, os próximos dias devem ser de intensas negociações de bastidores para que se forme uma coalizão.

Em comparação com as eleições de 2010, o SNP registrou um grande crescimento, em contraste com a queda dos Trabalhistas e, principalmente, dos liberais democratas. Enquanto os trabalhistas podem perder 19 cadeiras, caso os números da pesquisa se confirmem, o Partido Liberal Democrata deve ter 47 postos a menos.

Já o Partido Nacionalista Escocês, que tem  seu crescimento atribuído principalmente ao plebiscito pela independência do país, deve saltar de apenas seis assentos para 58.

O Reino Unido tem aproximadamente 50 milhões de eleitores, divididos em 650 distritos, sendo cada distrito responsável pela eleição de um membro do Parlamento. As eleições desta quinta também irão definir os ocupantes de nove mil cargos em 279 governos locais.

Os resultados de alguns pequenos distritos podem ser divulgados ainda na quinta, mas a expectativa é de que o resultado final seja conhecido na tarde de sexta.

Amazonianarede-Sistema Globo

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.