Boa Vista: Pneus em depósito da prefeitura viram focos do mosquito da dengue

Campanhas de conscientização quanto aos cuidados que se devem adotar para evitar a proliferação do mosquito da dengue são comuns nos veículos de comunicação. No entanto, algumas autoridades não cumprem com o seu papel.

No caso da Prefeitura de Boa Vista, ela mantém um depósito com centenas de pneus descartados a céu aberto, acumulando água da chuva e se tornando locais propícios para o desenvolvimento do mosquito da dengue.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e o único modo possível de evitar a transmissão da doença é a eliminação do mosquito transmissor. E a forma mais viável para este fim é combater os focos de acúmulo de água.

“Eu tive dengue esse ano e agora estou me questionando se foi devido a esses pneus que estão aí, acumulando muita água e servindo de criadouro para o mosquito transmissor da doença”, afirmou um funcionário do depósito que pediu sigilo de sua identidade, temendo ser perseguido.

“Na minha família ninguém teve dengue, mas sabemos de alguns vizinhos que adoeceram, tiveram dengue”, disse a aposentada Graça Arruda, que mora nas proximidades do depósito municipal.

A Folha visitou o depósito da Prefeitura, constatando a situação perigosa, principalmente para a população que mora no entorno do depósito, que fica na entrada da avenida Brasil, trecho urbano da BR-174 sul, na saída para Manaus (AM).

A forma como os pneus estão dispostos no campo, jogados um por cima dos outros, facilita o acúmulo de água e pior, dificulta o manejo do veneno de combate aos mosquitos, modo pelo qual se tenta destruir os focos de reprodução deste inseto.

PREFEITURA – A Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas informou que os pneus são recolhidos e enviados a cada 15 dias para a Bahia para reciclagem. Disse que semanalmente os agentes de endemias realizam inspeções no local para que os pneus não acumulem água, fazendo a borrifação de veneno, evitando o aparecimento de focos de dengue.

“O espaço foi criado pela Prefeitura de Boa Vista com o intuito de recolher os pneus velhos que antes ficavam espalhados pela cidade. São recolhidos pneus usados de diferentes veículos, como caminhões, carros, máquinas, moto, bicicleta entre outros. O local recebe os pneus descartados de borracharias, revendedoras e também o material que é recolhido de lugares impróprios como balneários próximos à cidade”, explica a nota.

As pessoas ou entidades que desejam entregar pneus usados podem ir ao local de segunda à sexta-feira, no horário comercial e realizar a doação, na sede da Superintendência de Serviços Ambientais, na Avenida Brasil 224, no bairro Pricumã. A população pode denunciar o despejo de pneus em áreas impróprias pela Central 156.

(Folha BV) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.