Biblioteca Pública está aberta com 345 mil volumes e muita tecnologia

Amazonianarede – Agecom

Manaus – De segunda a sábado, agora a população amazonense, visitantes e turistas têm acesso a 345 mil volumes públicos da Biblioteca do Amazonas, reaberta nesta quinta-feira, dia 31 de janeiro. Por determinação do governador Omar Aziz, que havia confirmado que o espaço estaria de portas abertas em janeiro de 2013, a biblioteca, de 1870, passou por um detalhado e rico processo de reforma, adaptações e reparos no prédio histórico, principalmente no telhado, trabalho cuidadosamente conduzido pela Secretaria de Estado de Cultura.

Afinal, estava em obra um Patrimônio Estadual, tombado em 1988, que teve sua restauração pautada no projeto arquitetônico original, sob a coordenação da arquiteta Regina Lobato, do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria.

Localizada na rua Barroso, nº 57, Centro, zona sul, a Biblioteca Pública funcionará de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h. Em seu acervo estão exatamente 345.290 livros, periódicos, jornais, revistas, CDs, DVDs e gibis. A obra mais antiga abrigada pelo prédio centenário é um missal, cuja data estima-se que seja de 1700, escrito por monges copistas, que está no arquivo de obras raras, com mais de 3.000 exemplares.

Para os jovens ligados em tecnologia, a biblioteca conta com um telecentro com mais de 30 computadores ligados à Internet. “O ambiente foi todo adaptado para o usuário se sentir bem, contando também com toda a acessibilidade para pessoas com deficiência física, visual e auditiva, com equipamentos de audiodescrição, tradução em libras e linguagem de sinais. Há folheador automático, scanner de voz, lupa eletrônica, rede Wi-Fi para visitantes, enfim, uma série de novidades e inovações”, explica o diretor da biblioteca, Sharles Silva da Costa.

Investimento

Para o governador do Amazonas, Omar Aziz, o investimento em educação de qualidade e o acesso à cultura por meio da literatura para a formação de cidadãos mais conscientes e o cuidado e atenção à pessoa com deficiência fazem parte das prioridades de sua administração. “No meu Governo não estamos medindo esforços para continuar investindo e ampliando ações como a nova e estruturada Biblioteca Pública do Amazonas, onde a população – crianças, adultos, pessoas com deficiência – vão poder desfrutar de todos esses serviços, pois leitura é educação, é progresso”, destaca Omar Aziz.

De acordo com o secretário de Cultura, Robério Braga, a reforma e os novos serviços que serão oferecidos na Biblioteca Pública do Amazonas fazem parte de uma das etapas do programa ao estímulo da leitura intensificado pelo Governo do Estado. “É nesse sentido que vamos continuar trabalhando. A nova fase da Biblioteca Pública do Amazonas servirá como um divisor de águas, oferecendo oportunidade de aprendizado através da literatura e beneficiando toda a comunidade amazonense com os novos serviços oferecidos. Essa é a preocupação do governo Omar Aziz em tornar o acesso a esse universo uma realidade”, conclui o secretário de Cultura, Robério Braga.

TECNOLOGIA

Para preservação e a segurança do acervo bibliográfico foram instalados sistema contra incêndio, sistema de câmeras de monitoramento, sistema de som e sistema antifurto. Todos os livros do acervo são dotados de um chip de segurança e há antenas detectoras na porta principal da biblioteca. A informatização também está presente nesse novo momento. Para o acesso às dependências do local foram instaladas catracas eletrônicas no hall de entrada, sendo que o usuário deverá apresentar uma carteirinha que poderá ser emitida na hora via cadastro informatizado.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.