Manaus, AM A Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira, gerenciada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e, atualmente, localizada na rua Dr. Almínio, 73, no Centro, passará a compor o Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), no Distrito Industrial, na zona sul de Manaus, a partir deste mês.
Além de impactar na economia do Estado, com redução de custos, a iniciativa vai potencializar as atividades desenvolvidas com crianças de 4 a 10 anos, da educação infantil ao ensino fundamental (1° ao 5° ano), uma vez que a biblioteca infantil vai agregar valor pedagógico ao integrar o complexo multicultural.
O secretário de Cultura, Denilson Novo, explica que a mudança de endereço será para reduzir custos e potencializar resultados. “Não queremos reduzir o acesso à leitura. Pelo contrário, vamos oportunizar a descentralização dos equipamentos públicos e agregar valores culturais à biblioteca, que vai ganhar novos ares, além de exposições e espaços interativos”, afirma o titular da pasta.
Segundo o chefe do Departamento de Bibliotecas da SEC, Sharles Costa, as visitas escolares são agendadas e, entre os serviços oferecidos, estão mediação de leitura, hora do conto, oficinas de artes-educação, teatro de fantoches, exibição de filmes, brincadeiras e dinâmicas, jogos culturais e recreativos, exposições temáticas e atendimento, além de orientação à leitura e pesquisas escolares.
Visitas de escolas
]Sharles destaca que a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira recebe, em média, por mês, 20 escolas e 600 crianças. “Nós teremos mais visibilidade porque vamos agregar novas atividades para os visitantes.
O CCPA tem exposições e o cinema Silvino Santos, onde poderemos exibir desenhos animados”, reforça o chefe do Departamento de Bibliotecas. Ele destaca, ainda, que no complexo cultural há outras bibliotecas. “Apesar do acervo ser mais especializado, é importante que as crianças tenham conhecimento e despertem o interesse de frequentar no futuro”.
Sharles informa que a biblioteca, com oito estações, como conto, leitura e gibiteca, ciência, astronomia, vídeo, teatro, artes e brincadeiras, funcionará de 8h às 14h no CCPA. “Hoje, recebemos cerca de 60 crianças, nos turnos da manhã e tarde, mas as visitas espontâneas são poucas. No novo endereço, o nosso público vai aumentar muito”, afirma o chefe de departamento.
Amazonia-Secom