Belém se prepara para a despedida do Círio 2013

(Foto: Thiago Gomes)

As festividades do 221º Círio de Nazaré em Belém estão chegando ao fim com a realização das duas últimas Romarias Nazarenas do Círio 2013: a Procissão da Festa no domingo e o Recírio na próxima segunda-feira (28).

A Procissão da Festa é o penúltimo evento e a 10ª Romaria do Calendário das 11 Romarias Nazarenas do Círio 2013. Segundo estudos do Dieese/PA e Diretoria da Festa de Nazaré, essa procissão é uma das mais antigas do Círio. Seu início remonta ao ano de 1881, completando esse ano 132 anos de existência.

A penúltima das romarias tem o tempo de duração estimado em uma hora e meia. O início está previsto para as 8h de domingo, com saída da Comunidade Católica São Brás (Passagem Tapajós – Governador José Malcher, entre Castelo e 14 de Abril – São Brás) e término na Praça Santuário, às 09h30.

O percurso será de aproximadamente 1,7 Km, sendo o segundo menor percurso das 11 romarias. A estimativa de participações é de cerca de 10 mil fiéis.

O Recírio é o último evento do calendário do Círio de Nazaré 2013 e acontece na segunda-feira. Segundo a Diretoria da Festa e o Dieese/PA, o andor com a imagem da Virgem de Nazaré deverá percorrer os 650 metros de procissão em aproximadamente 45 minutos.

O início da romaria com a saída da Praça Santuário está previsto para as 7h, logo após a Santa Missa, às 6h, com término no Colégio Gentil Bittencourt, às 7h45.

A participação estimada é de 50 mil pessoas.

A primeira Procissão do Recírio remonta a metade do Século XIX, mais precisamente o ano de 1859, completando este ano 154 anos de existência.
O balanço final das festividades nazarenas, com os números do Círio 2013, será apresentado em conjunto pela

Arquidiocese de Belém, Diretoria da Festa de Nazaré e Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos) em coletiva na Cúria Metropolitana de Belém na próxima segunda, às 9h, após o Recírio. A coletiva será coordenada por D. Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.