Bancos de Leite do Amazonas receberam Certificado de Excelência

A coleta do leite humano, no banco
A coleta de material do banco
A coleta de material do banco

Amazonas – Os Bancos de Leite Humano da Maternidade Ana Braga e da Maternidade Azilda Marreiro receberam nesta quarta-feira (23), em Brasília, o Certificado de Excelência na Categoria A – Padrão Ouro, pelo seu desempenho em 2015. A Certificação é concedida pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, coordenado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), com o apoio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde.

A entrega dos certificados aconteceu durante o II Fórum ABV/Fiocruz/Ministério da Saúde de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano.

O secretário Pedro Elias de Souza parabenizou as equipes dos dois bancos de leite, destacando a importância do trabalho que realizam e que inclui o esforço para contar com o apoio das mães doadoras. “O leite coletado e processado por esses serviços ajuda a salvar vidas, atendendo principalmente os bebês prematuros, internados nas Unidades de Terapia Intensiva, das maternidades das redes pública e particular do Estado”, frisou o secretário.

A coordenadora estadual de Saúde da Criança, Katherine Benevides, que participa do evento, explica que a certificação é um reconhecimento pela atenção dada por estes serviços, à qualidade do leite humano ordenhado, através da adoção de um sistema que registra o processo de coleta, seleção, classificação, acondicionamento, distribuição e níveis de perda do leite processado.

O leite humano no banco, pronto para o consumo
O leite humano no banco, pronto para o consumo

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, da Fiocruz, faz o monitoramento diário dos indicadores dos serviços credenciados a fim de assegurar, principalmente, a qualidade do leite processado. “O programa de credenciamento é uma ação reguladora, que avalia o funcionamento das unidades dentro de padrões já normatizados”, ressalta Elizabeth Hardman, coordenadora do BLH do Amazonas, vinculado à Maternidade Ana Braga.

De acordo com Hardman, há uma permanente capacitação das equipes dos serviços para garantir a qualidade de todas as etapas do processo: o recebimento do leite doado, a avaliação, seleção e classificação do leite, a pasteurização do produto e sua distribuição.

Amazonianarede-Assessoria

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.