Bancários brasileiros iniciam greve e Manaus adere ao movimento

30-09bamcarioManaus – Os bancários se reúnem na noite desta segunda-feira (29) para uma assembleia de organização da greve por tempo indeterminado, que terá início nesta terça-feira (30). Após a aprovação da paralisação, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegou a apresentar uma nova proposta durante o final de semana, mas o Comando Nacional do Bancários a rejeitou já na mesa de negociação.

A categoria pede 12,5% de reajuste salarial e a Fenaban só aumentou em 0,35% o índice apresentado anteriormente de 7%. A proposta ainda não deu andamento às discussões sobre as condições de trabalho e o Comando já antecipou que não fecha um acordo, caso não haja soluções para as metas consideradas abusivas e o assédio moral.

“Nós queremos discutir melhores condições do emprego, igualdade nos bancos, se mulheres, negros e gays têm as mesmas oportunidades. Queremos discutir saúde, pois hoje temos uma categoria adoecida por conta do estresse diário da cobrança por metas e outros assuntos que não estão na pauta financeira”, declarou.

O Comando Nacional dos Bancários pediu um reforço na manifestação em frente às agências na próxima quinta-feira (2) para colocar demandas da categoria na pauta eleitoral. Os trabalhadores são contra as propostas de independência do Banco Central e defendem o fortalecimento dos bancos públicos.

Manaus
Em Manaus e nas principais cidades do interior, várias agências estão com as portas fechadas, como duas do Bradesco no centro, as do Basa, do Banco do Brasil e do Santander. Segundo informações da diretoria do sindicato dos bancários, o sistema de autoatendimento não será prejudicado para não obrigar a sociedade a “pagar a conta” pelo movimento paredista. Contas que vencerem durante o período de paralisação podem ser pagas em casas lotéricas e nos supermercados.

Amazonianarede – Agências nacionais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.