Av. Getúlio Vargas será transformada em ciclovia aos domingos

Amazonianarede – Assessoria

Manaus – O que num passado bem recente parecia impossível. Pedalar tranquilamente e com segurança as bicicletas no centro da cidade. O projeto Ciclofaixa virou realidade, conforme anúncio em coletiva realizada no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM).

Estiveram presentes o presidente do órgão, Leonel Feitoza, o secretário Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), Fabrício Lima, a secretária de Estado de Juventude Esporte e Lazer (Sejel), Alessandra Campelo, e representantes do Movimento Pedala Manaus.

O projeto irá viabilizar todos os domingos, a começar pelo dia 17 de março, um corredor do Centro da Cidade para os ciclistas (iniciantes, amadores e profissionais) que desejarem pedalar na área. O trajeto escolhido se estende por quase 2 km, em toda a extensão da Avenida Getúlio Vargas até a Avenida Joaquim Nabuco e ficará a disposição da população das 7h às 12h.

A secretária da Sejel, Alessandra Campelo, falou sobre as vantagens de se começar o projeto pelo Centro de Manaus. “Pedalar durante a manhã de domingo se tornará uma atividade agradável, pois estaremos no meio de de vários cenários históricos”, disse.

Na ocasião, o secretário da Semdej, Fabrício Lima, ressaltou a importância da aceitação das pessoas. “Na Ponta Negra, os moradores de inicio foram contra as ciclofaixas, hoje em dia, são muito agradecidos”, contou o secretário, e frisa também que o projeto Faixa liberada não será extinto da Ponta Negra aos domingos.

Crianças serão os fiscais

Um dos pontos ressaltados também se deu a respeito da conscientização dos motoristas. A alternativa encontrada foi utilizar as crianças como fiscais dos próprios pais.

De acordo com Leonel Feitoza, será organizado uma caderneta onde a criança marcará todas as infrações cometidos pelos pais. “A cada ponto infringido, terá punição em forma de doces e guloseimas, que terão de ser pagas à criança”, comentou.

De acordo com presidente do Dentran-AM, Leonel Feitoza, a segurança dos ciclistas foi um dos pontos mais discutidos durante a elaboração do projeto. “Os usuários da ciclofaixa contarão com agentes do Detran e do Manaustrans em todos os pontos de intercessão, com placas de sinalização”, ressaltou Feitoza.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.