
anaus, AM – E a novela no reajuste do preço da passagem de ônibus em Manaus, continua com mais um capítulo. O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) acatou pedido de reajuste da tarifa de ônibus do transporte público na capital.
A ação foi proposta pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (20) por dois votos a um. Preço será reajustado de R$ 3 para R$ 3,55.
O pedido foi aprovado com votos dos desembargadores Ari Moutinho e Domingos Chalub contra o do desembargador Sabino Marques.
No mês de abril deste ano o TJAM já havia autorizado o reajuste de 12,37% no valor atual da tarifa, porém a época a Prefeitura de Manaus recorreu da decisão. No dia 20 do mesmo mês, O TJAM suspendeu a liminar que aumentou o valor do preço da tarifa de ônibus.
O Sinetram solicitou o reajuste com base no estudo realizado pela consultoria Ernst & Young, que apontou o percentual necessário para o reajuste na tarifa do transporte coletivo da cidade, que está congelado há três anos. Com base em estudos próprios, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) reconheceu a defasagem.
Opinião popular
Nas ruas a opinião popular é unanime e contrária ao reajuste, principalmente levando em consideração a crise econômica que o país atravessa no momento.
A população reclamação de muitas coisas no sistema. E nas conversas com a população, enumeramos alguns dos pontos reclamados pelos usuários. Entre as reclamações estão a má preparação de motorsitas e cobradores, ônibus velhos, demora nas paradas. Falta de respeito com os usuários entre outras coisas
Amaznianarede