Arthur sai otimista da reunião com ministros

O prefeito de Manaus saiu otimista da reunião que manteve com os ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, junto com o governador Omar Aziz, para discutir os projetos de infraestrutura pleiteados pela Prefeitura de Manaus e pelo Governo do Estado para a capital do Amazonas.

O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira, em Brasília.

A ministra disse ao prefeito que o projeto, que prevê repasse federal de R$ 153 milhões para as obras dos Corredores da Copa, apresentados no início deste ano, já está ajustado às necessidades técnicas do Ministério. Com isso, a liberação do empréstimo junto à Caixa Econômica Federal fica mas perto. Os ajustes pedidos pela direção técnica do ministério à Prefeitura de Manaus foram apresentados, previamente, na manhã desta terça-feira, pelos secretários Bernardo Monteiro de Paula (Cultura, Turismo e Copa), Ulisses Tapajós (Finanças), Pedro Carvalho (Transporte), Paulo Henrique (Trânsito) e Rafael Assayag (Centro).

“Segundo a assessoria da ministra, nosso projeto está muito bem feito e vai virar até modelo para as outras cidades. Com isso, avançamos bastante. Resta agora a Secretaria do Tesouro Nacional averiguar a condição de endividamento da Prefeitura – que hoje é bem alta -, e se todos trabalharmos com rapidez, poderemos ter esse recurso logo liberado e Manaus repaginada até a Copa”, declarou o prefeito Arthur Virgílio.

Segundo o secretario Bernardo Monteiro de Paula, responsável pela coordenação das ações da Copa, a verba vai acelerar o projeto, que já começou com recursos próprios com o Lote 1, que contempla as avenidas Djalma Batista, Pedro Teixeira, Turismo, Santos Dumont e o entorno da Arena da Amazônia. “Com a verba do empréstimo vamos conseguir iniciar os outros quatro lotes, que contemplam as Avenidas Torquato Tapajós, Constantino Nery, Noel Nutels, Max Teixeira, Boulevard Álvaro Maia, Coronel Teixeira, Avenida Brasil, Altaz Mirim, Recife e Paraíba e Sete de Setembro. Vamos conseguir mudar a cara de Manaus para a Copa mas, principalmente, para a população da cidade”, declarou o secretário.

“O projeto Corredores da Copa contempla tudo o que o Governo Federal quer nas cidades que vão receber jogos da Copa do Mundo: corredores exclusivos para ônibus, calçadas arrumadas, largas, boa identificação, fiscalização eletrônica… Enfim, tudo o que é necessário para aprimorar a mobilidade urbana e melhorar a qualidade de vida da população”, disse a ministra Miriam durante o encontro.

Parceria

O governo do Estado iniciou a apresentação, junto ao Ministério do Planejamento, de outros nove projetos de mobilidade urbana na capital, que somam aproximadamente R$ 500 milhões. “O governador Omar e eu temos trabalhado muito em conjunto em prol da cidade de Manaus. Ele tem sido um grande parceiro da Prefeitura e também da população manauara na busca pela melhoria da infraestrutura da cidade”, disse Arthur. Os projetos do Governo contemplam grandes intervenções de longo prazo, que foram analisados inicialmente como positivos pela ministra Miriam, e devem ser protocolizados ainda este ano.

Trabalho

O prefeito Arthur Virgílio cumpre extensa agenda em Brasília desde a segunda-feira em busca de recursos federais para obras e ações de melhoria da cidade em Manaus. Arthur teve reuniões com os ministros Marcelo Crivella (Pesca), Aloizio Mercadante (Educação), José Eduardo Cardozo (Justiça) , Alexandre Padilha (Saúde), além de visitar outros órgãos federais. O retorno a Manaus está previsto para a manhã desta quarta-feira.

(Foto: Osvaldino Freitas / Semcom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.