
Manaus, AM – O prefeito Arthur Virgílio Neto reinaugurou, nesta segunda-feira, 9, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Áugias Gadelha, localizada na rua 7, do conjunto Ribeiro Júnior, na Cidade Nova, zona Norte. Totalmente renovada, a UBS está entre as dez que funcionam em horário ampliado na cidade, de segunda a sexta-feira, de 7h às 21h, e aos sábados, de 7h às 12h.
Mais de 100 profissionais atuam na UBS Áugias Gadelha, entre médicos (clínico, pediatra e ginecologista); enfermeiro; assistente social; farmacêutico; cirurgião dentista; técnicos em enfermagem, patologia clínica, saúde bucal, dermatologia sanitária; auxiliares em saúde bucal, enfermagem, patologia clínica e serviços gerais; além de assistentes em administração, digitador e copeiro.
A carteira de serviço da UBS prioriza atividades de promoção e prevenção à saúde. Além das consultas com médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas, o usuário irá contar com vacinação, farmácia gratuita com administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, curativos, nebulização, atendimento e profilaxia da raiva humana, triagem neonatal, abordagem sindrômica das DSTs, programa de automonitoramento (HiperDia), acompanhamento de programas de saúde/sociais.
Também estarão disponíveis exames diversos como baciloscopia, testagem rápida (HIV/sífilis e hepatites), citopatológico, inspeção da mama e eletrocardiograma.
Homenageado
A UBS Áugias Gadelha foi inaugurada pela primeira vez em 1992, na primeira gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, a época como posto de saúde. O nome é uma homenagem ao jornalista amazonense Áugias Gadelha, que dirigiu o antigo jornal A Gazeta. “Foi um grande homem. Justo, muito inteligente. Meu tio, mas me tratava como um filho, uma vez que não tinha filhos. É uma justa homenagem que fazemos a ele, que além de jornalista, era escrivão do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, ou seja, prestou relevantes serviços para Manaus”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto durante a reinauguração da unidade.
Com a entrega da UBS, a zona Norte passa a ter sua cobertura em saúde ampliada em 53%. “Aqui temos bons equipamentos e pelo menos 100 profissionais. É um passo muito importante para Manaus. Antes a cobertura era de apenas 23% nesta região. Hoje, mesmo com essa crise econômica, conseguimos com muito esforço dobrar essa capacidade”, completou o prefeito Arthur Virgílio Neto.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, lembrou que o horário ampliado possibilita o atendimento a usuários que trabalham durante o dia e não têm tempo para procurar uma UBS em horário comercial. “Esse usuário pode procurar nossa unidade até às 21 horas. Assim, ele não precisa ir a um hospital, muitas das vezes sem necessidade”.
Morador do Conjunto Ribeiro Júnior há 18 anos, o militar aposentado José Maria Sodré, 65, acredita que com a nova unidade, não só os moradores do conjunto serão beneficiados, como também de outras comunidades próximas. “Vai ser muito bom para todo mundo aqui da área que precisa”.
A Unidade Básica de Saúde Áugias Gadelha é a 43ª obra em saúde entregue pela atual administração municipal. Ela vai reforçar os atendimentos já realizados na zona Norte por outras 12 unidades.
Amazonianareede