Arthur participa de Encontro Nacional de Prefeitos em Brasília

Amazonianarede – Semcom

Manaus – O Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, estará em Brasília, entre os dias 28 e 30 de janeiro, participando do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas do País. O encontro será aberto pela presidente Dilma Rousseff e tem como objetivo subsidiar os gestores municipais com informações sobre programas e ações federais que ajudarão a iniciar os mandatos, ou dar continuidade à gestão municipal com foco no desenvolvimento sustentável.

“Eu acho que é boa uma iniciativa da presidente da República, que convoca os prefeitos para discutir com eles as formas e financiamento da governabilidade. Isso tem que ser bem recebido por todos nós, de espírito aberto”, afirmou Arthur Neto.

Nesta sexta-feira, 25, os prefeitos do Amazonas estiveram reunidos em Manaus para elaborar uma carta de reivindicações que deverá ser entregue à presidente. No encontro nacional, os gestores vão relatar ao governo federal o quadro preocupante encontrado no setor da saúde e nas contas públicas das prefeituras nesse período de transição. No Amazonas, 13 prefeituras já decretaram estado de emergência nos serviços públicos básicos.

A situação de crise registrada na maioria das administrações municipais é resultado do endividamento somado à queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), ocasionado pelas isenções do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), de acordo com a Associação Amazonense dos Municípios.

“Existem algumas distorções de política econômica que precisam ser revistas. As isenções de IPI, que o governo tem dado reinteradas vezes para aquecer a economia do país, têm que ser revistas. A melhor forma de produzir euforia na economia brasileira é aprovar os bons projetos de prefeitos e governadores e permitir que a partir daí se movimentem economias em torno de empresas”, declarou o prefeito de Manaus.

Arthur Neto vai aproveitar a viagem para agendar uma audiência com a presidente Dilma Rousseff para tratar de novos convênios com o governo federal e encaminhar uma série de sugestões para a consolidação do pacto federativo.

Sobre o evento

Com o tema “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, o evento vai reunir os principais Ministérios e órgãos do Governo Federal para apresentarem suas políticas, divididas em quatro eixos: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, desenvolvimento ambiental e urbano, e participação social e cidadania.

De acordo com os organizadores, a iniciativa faz parte das ações de apoio à gestão local e garante a continuidade do diálogo direto e republicano entre Governo Federal e governos municipais que teve início em 2003, com a criação do Comitê de Articulação Federativa (CAF). 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.