Arthur Neto afirma que a Zona Franca de Manaus esta na UTI

O prefeito Arthur Neto, teme pelo futuro da Zona Franca de Manaus
O prefeito Arthur Neto, teme pelo futuro da Zona Franca de Manaus
O prefeito Arthur Neto, teme pelo futuro da Zona Franca de Manaus

Manaus – O prefeito Arthur Neto que no Congresso Nacional, como deputado ou senador sempre foi um defensor aguerrido da Zona Franca de Manaus, está cada vez mais 0preocupado com esse modelo de desenvolvimento socioeconômico da região, pelo descaso com que o Governo federal vem dispensando a esse importante projeto de desenvolvimento regional, que além da parte econômica, garante também a sustentabilidade da região.

A situação da Suframa se precariza cada dia mais. Gustavo Igrejas, atual superintendente, é técnico preparado para conduzir a nau em risco pelos mares tormentosos do momento. Ele ou outra pessoa de idêntico perfil. “Solução” política só agravará o quadro. Não cabem as disputas provincianas, que apenas servem para demonstrações inúteis de força.

O modelo vitorioso da Zona Franca está em cheque. Cansei de dizer, da tribuna do Senado, em jornais do Amazonas e de todo o Brasil, nas rádios, em blogs, sites e portais, no facebook, no twitter, que a prorrogação do tempo de validade dos incentivos fiscais eram vitais para a sobrevivência imediata do modelo…mas que a prorrogação, sozinha, seria insuficiente para garantir competitividade para os nossos produtos.

A infraestrutura é deficiente e caótica: Manaus não tem um porto à altura das exigências do seu polo industrial; não há hidrovias, a telefonia celular e a internet funcionam mal, a BR-319 não sai do papel e dos preciosismos ideológicos, E o se trabalha seriamente P&D. Não se investe em inovação tecnológica nem em qualificação de mão de obra.

Elefante branco

Os governos Lula e Dilma encontraram pronto o Centro de Biotecnologia da Amazônia e permitiram que essa chave do tesouro virasse um elefante branco. Pena, porque a conjugação das riquezas da biodiversidade com os incentivos fiscais da ZFM resultaria em redução de custos e, portanto, numa competitividade maior do Polo Industrial de Manaus.

Hoje, a importação de insumos, partes e peças do exterior, com o dólar em torno dos R$3,00, nos indicam o caminho da inviabilidade e da estagnação. A ZM vive dilema dramático. Precisa ser preparada para exportar…e tal não acontecerá se as mesmas mudanças exigidas para seu próprio equilíbrio interno não vierem à luz. Ê hora de o Amazonas se unir, buscando, de início, os aliados naturais da ZFM: Acre, Roraima, Rondônia e Amapá. A seguir, o Norte e a Amazônia inteira, o  Nordeste, o Sul, o Leste e o Centro-Oeste.

Na UTI

Sem partidarismos. Sem gestos que desunam, ao invés de unir. A Suframa, patrimônio valioso de um país que não a conhece e nem a reconhece bem, está na UTI. Falida, mal pagando suas contas de luz, gás, telefone e a folha de um pessoal preparado, q encarna o espírito do órgão, sonha com um futuro brilhante, mas esbarra na mediocridade, na má fé, na incompetência e no oportunismo de quem confunde eternamente a luta por desenvolvimento com o fato eleitoral. Pena mesmo!

A questão técnica deixada de lado pela vontade de ostentar um poder que não serve para nada produtivo ou confiscável. A crise recessiva, fruto das reformas estruturais que Lula não empreendeu e dos sucessivos erros de política econômica perpetrados pela dupla Dilma Rousseff-Guido Mantega, atinge em cheio o Amazonas e sua economia, precisamente porque atinge em cheio a Zona Franca e suas fragilidades.

É momento de todos ajudarem. O desemprego, que se alastra dolorosamente, é a face mais pungente do naufrágio em curso. Todos podem fazer alguma coisa. Até quem esteja no jogo da política pequena pode prestar um bom serviço aos amazonenses e aos brasileiros de outros estados que vivem conosco os mesmo sonhos, sofrimentos, derrotas e vitórias, recuos e conquistas. Basta passarem a pensar no Amazonas e não em si próprios. Com obstinação e seriedade, todos de pé pelo Polo Industrial de Manaus.

Amazonianarede-Blog da Floresta

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.