Arthur garante que “ribeirinhos” serão vistos com carinho e respeito

Mais de 300 pessoas, inclusive de municípios adjacentes como Itacoatiara,Autazes e Careiro, procuraram no final de semana atendimento médico e exames especializados nas duas Unidades Móveis de Saúde da Mulher e Médico Laboratorial que foram, pela primeira vez, em balsa atender os moradores da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o bairro da área ribeirinha mais longe de Manaus, a 80 km da zona urbana.

O prefeito Arthur Virgílio Neto e o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, estiveram pessoalmente para conferir os serviços oferecidos, feitos junto com a Unidade Móvel Fluvial, o Barco Catuiara, que também tem equipes de saúde para atender quinzenalmente os ribeirinhos. “Vamos continuar avançando na saúde e eu quero que esses moradores ribeirinhos se sintam cidadãos plenamente. Eles estavam largados, abandonados e vamos dar toda a atenção necessária para que eles possam ter uma vida digna”, declarou Arthur Neto, que conferiu de perto o atendimento, recebendo exame oftalmológico e a aplicação da vacina da gripe.

O prefeito ouviu muitas reclamações de pais de alunos que estudavam na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, devido ao calor, porque não há ar condicionado nas salas de aula. “Isso é um absurdo. Vamos colocar essa escola em terra firme e dotá-la de toda a infraestrutura para que os estudantes tenham uma escola de qualidade, inclusive com quadra poliesportiva”, assegurou.

Arthur Neto conversou com os moradores, que agradeceram a oportunidade de ter exames de mamografia e ultrassom “praticamente na porta de casa”. O vice-presidente da Associação dos Moradores de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Jaime Júnior Cortez, disse que nunca viu um prefeito de perto. “O posto de saúde daqui foi construído pelo Arthur, em 1992 e depois nunca mais foi reformado. O prefeito assumiu e já reformou. Estamos muito satisfeitos”, comemorou.

De acordo com o secretário Evandro Melo, as unidades móveis atenderão também 12 comunidades próximas a comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que totalizam cerca de 2.500 famílias. “E, se for necessário, vamos facilitar a marcação de cirurgias em Manaus, para que as pessoas recebam o resultado do exame e possam se tratar”, afirmou.

Entre os exames oferecidos pela Prefeitura nas unidades móveis estão mamografia e ultrassonografia, além de exames oftalmológicos e também vacinação da gripe e de rotina em idosos e crianças, além de exames laboratoriais.

A dona de casa Rosalva Moreira da Silva, de 64 anos, veio de Itacoatiara quando soube das unidades móveis. ”Nunca fiz mamografia na minha vida. Estou tendo a oportunidade de fazer e estou muito feliz, porque posso saber se estou boa de saúde bem próximo do meu município”, afirmou.

Mais ações

Ontem (7), as Unidades Móveis de Saúde da Mulher e Saúde Médico-Laboratorial seguem para a Comunidade do Guajará. Rio Negro – A Unidade Móvel Fluvial (Catuiara), que é operada pela Semsa, por meio do Distrito de Saúde Fluvial, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA), e as Unidades Móveis de Saúde da Mulher e Saúde Médico-Laboratorial têm atendimentos agendados, no período de 11 a 14 de abril, na área do rio Negro, onde cerca de 2,5 mil ribeirinhos também deverão ter acesso aos exames especializados de mamografia, ultrassonografia e oftalmologia.

Na área do rio Negro, os atendimentos iniciam na próxima quinta-feira (11), no Posto de Saúde do Mipindiaú; na sexta-feira (12), no Cuieiras; no sábado (13), em Santa Maria; e no domingo (14), na Costa do Araras.

Segundo o secretário Evandro Melo, é prioridade do Distrito de Saúde Fluvial ampliar o acesso da população ribeirinha a serviços poucos oferecidos ou ainda não disponíveis na área rural e melhorar a qualidade da atenção primária, integrando a rede de assistência e buscando a resolutividade e a satisfação do usuário.

Fonte: Assessoria 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.