Arthur entrega a ponte do bairro da Paz à população da zona Centro-Oeste

Arthur Neto, inaugura a ponte na zona Centro-Oeste
Arthur Neto, inaugura a ponte na zona Centro-Oeste
Arthur Neto, inaugura a ponte na zona Centro-Oeste

Manaus – A Prefeitura de Manaus entregou, nesta sexta-feira, 17, a nova ponte Deputado Gláucio Bentes Gonçalves, localizada na rua Henoch Reis, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste. A via é uma das principais rotas de saída dos moradores da localidade e de outros bairros, como Redenção e Campos Elíseos, no sentido da avenida Torquato Tapajós.

Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, a cidade possui 12 pontes, mapeadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que necessitam de reparos, sendo três delas já atendidas e entregues para população. “Nossa meta é que até o meio do ano que vem todas essas pontes também sejam reformadas. O fato é que não houve manutenção dessas estruturas ao longo do tempo. Então, esse é um investimento necessário”, destacou.

A nova ponte do bairro da Paz possui 20 metros de comprimento e oito de largura e foi construída com tabuleiros de concreto e vigas metálicas. Agora, a obra também conta com guarda-corpos metálicos e possui, no entorno, seis metros de pista de rolamento com espaço exclusivo para os pedestres.

“Moro aqui desde 1972 e depois de tantos anos vi a ponte aqui da comunidade cair. Depois da reforma, ganhamos mais segurança e comodidade. Agora temos uma ponte que vai ficar para os filhos dos meus filhos”, brincou Sebastião Castro, 70 anos, um dos primeiros moradores do local.

A passagem de veículos na via foi suspensa no final do ano passado, após o desabamento da ponte, que não recebia reparos há mais de 20 anos, desde que foi construída.

De acordo com o subsecretário de Obras Públicas da Seminf, Antônio Nelson, foi necessário demolir o que restou da antiga estrutura para evitar novos desabamentos. Só após esse procedimento foi possível implantar uma nova estruturação de pilares e realizar a armação das 48 estacas fixadas a 14 metros de profundidade.

O prefeito, fala aos comunitário da área
O prefeito, fala aos comunitário da área

A ação da Seminf contemplou, ainda, serviços de drenagem superficial e profunda, recapeamento em toda a extensão da rua, instalação de novas calçadas e meios-fios e sarjetas. A drenagem profunda que já existia no local e foi ampliada em mais 35 metros para facilitar o escoamento das águas pluviais.

Sobre o homenageado

A ponte receberá o nome do parintinense Gláucio Bentes Gonçalves. Falecido em dezembro do ano passado, ele foi prefeito do município de Parintins, deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Antes da liberação ao trafego, Arthur caminha sobre a nova ponte
Antes da liberação ao trafego, Arthur caminha sobre a nova ponte

“Foi uma bela homenagem e que nos deixa muito feliz. Foi uma pessoa muito importante para o Estado enquanto servidor público. Nossa família e o povo de Parintins está honrado e só temos a agradecer”, disse o filho do homenageado, Gláucio Bentes Gonçalves Filho.

Pertencente a um grupo histórico de políticos que conta com nomes como Socorro Dutra Lindoso, Arlindo Porto, José Cardoso Dutra, Josué Filho e José Furtado Belém, o ex-prefeito Gláucio iniciou a vida pública em 1956, quando foi eleito vereador por Parintins pelo Partido Social Democrático (PSD). Foi duas vezes prefeito da “ilha tupinambarana” e eleito quatro vezes deputado estadual. Atuou no TCE de 1995 a 2000.

Amazonianarede-Semcom

 

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.