Arthur chega a 36% dos votos válidos e Vanessa segue em segundo com 28%

Amazonianarede/Portal D24AM

Manaus – O candidato da coligação ‘O Futuro é Agora’, Arthur Virgílio Neto (PSDB), avançou na segunda pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Diário de Pesquisa (IDP) e aparece com 36% dos votos válidos.
Em agosto, quando foi realizada a primeira sondagem, Arthur tinha 33%. A candidata da coligação ‘Melhor Pra Manaus’, Vanessa Grazziotin (PCdoB), também subiu e agora tem 28% das intenções de voto. Neste cenário, os dois disputariam o segundo turno.

A pesquisa foi realizada nos dias 21, 22 e 23 deste mês e ouviu 1.066 eleitores. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%, o que significa que a mesma metodologia aplicada cem vezes repetiria o mesmo resultado em 95 vezes. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número AM-00030/2012.

Em terceiro lugar aparece o candidato da coligação ‘Manaus Pra Frente’, Henrique Oliveira (PR), com 12% da preferência dos entrevistados. Em relação a agosto, o candidato do PR se manteve estagnado. O candidato da coligação ‘Agora Somos Nós e o Povo’, Serafim Corrêa (PSB), está em empate técnico com Henrique, com 11%.
Sabino Castelo Branco (PTB), candidato da coligação ‘O Povo Caminha Para a Vitória’, tem 6% dos votos válidos. O candidato da coligação ‘Renova Manaus’, Pauderney Avelino (DEM), aparece com 4%.

Os candidatos Luiz Navarro (PCB), Herbert Amazonas (PSTU) e Jerônimo Maranhão (PMN) não atingiram 1% das intenções de voto. Eles tiveram, respectivamente, 0,8%, 0,5% e 0,3%.

Os eleitores que votaram nulo, em branco ou em nenhum dos candidatos somam 3%.

Segundo turno

O Instituto Diário também perguntou aos eleitores em quem votariam se Arthur e Vanessa estivessem no segundo turno. Arthur aparece na dianteira, com 53% das intenções de voto válidos contra 44% da candidata Vanessa. Em agosto, os dois candidatos apareciam tecnicamente empatados, dentro da margem de erro, na disputa do segundo turno, com 46% para Arthur e 44% para Vanessa.

Confiança

O coordenador da pesquisa do IDP, Edmilson de Araújo Silva, professor-doutor do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Amazonas, explicou que segue uma metodologia que garante a fidelidade dos números dentro da margem de erro.

“Os números de uma pesquisa têm a ver com a metodologia e com o acompanhamento do trabalho de campo. A equipe deve fazer a pergunta exatamente da forma que foi elaborada no questionário. Nós monitoramos para que tudo saia como é planejado”, disse.

A pesquisa, de acordo com o coordenador, foi realizada nas 13 zonas eleitorais do município de Manaus, o que compreende 63 bairros, e as entrevistas são realizadas no entorno dos locais de votação. “Isso, aliado à metodologia, dá a segurança de que esses números são fiéis à realidade”, afirmou.

Edmilson Silva disse que até o transporte dos pesquisadores para os locais de coleta conta para a qualidade da pesquisa. “Nós não mandamos as pessoas de ônibus, nem fazemos pesquisa por telefone. Cada equipe é transportada em carro contratado para esse fim, o que nos dá a segurança de que a coleta foi realizada conforme o planejado”, afirmou o coordenador.

Sobre a disputa de segundo turno entre Arthur e Vanessa, Edmilson Silva afirmou que é impossível prever quem vence a disputa. “A disputa vai ser acirrada”, disse.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.