
Amazonianarede – Semcom
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, anunciou que 22.657 alunas entre 11 e 13 anos, da rede municipal de ensino, deverão ser vacinadas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), o maior causador de câncer de colo de útero em mulheres. A afirmação foi feita no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), onde as servidoras comemoraram o Dia Internacional da Mulher.
“É um dia muito significativo para mim, pois foi iniciada uma parceria dos governos Estadual e Municipal no sentido de desenvolverem, juntos, uma lei de política pública para a erradicação do vírus HPV no estado. Temos mais de 20 mil alunas para serem vacinadas. Essa é uma forma muito concreta de comemorar o Dia da Mulher”, disse Arthur.
Segundo o prefeito, essa é uma oportunidade que se tem de fazer investimento em uma geração inteira, deixando-a livre da doença que mais mata mulheres com câncer no Amazonas.
O evento
A abertura da cerimonia foi realizada pelo Secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino, que falou sobre o número de quase dez mil mulheres no quadro da secretaria.
“São mais de dez mil professoras, e quero homenageá-las porque formam essa legião de caboclas guerreiras que lutam no dia a dia pela educação em nosso município.”
A primeira dama foi homenageada com uma placa oferecida pela Secretaria. “Sinto-me lisonjeada em representá-las no dia da mulher. Ressalto todas as qualidades que temos e compartilho a ideia de que precisamos fazer uma revolução para reorganizar nossa estrutura de educação no município”, disse.
O grupo Primas & Bordões animou o evento com um repertório especial para o público feminino e, logo em seguida aconteceu a palestra ‘O ser mulher e suas múltiplas facetas’ – com a mestre em engenharia de produção, Eliane Gonzales.
“Devemos sempre lembrar das sábias palavras de Salomão, que cita a mulher como virtuosa e valiosa, joia rara e pedra preciosa”, disse a palestrante que estuda o comportamento humano nas organizações do serviço público.