Arrastão do Círio de Nazaré percorre as ruas de Belém neste sábado para celebrar o Círio 

Arrastão do Círio de Nazaré percorre as ruas de Belém neste sábado para celebrar o Círio 

O cortejo será neste sábado, 13, logo após a chegada do Círio Fluvial, com saída da Praça do Círio Fluvial

 Belém, PA- O Círio Fluvial, véspera da grande procissão do Círio de Nazaré, em Belém. A concentração para o Arrastão do Círio começa às 9h, na avenida Boulevard Castilhos França, em frente à Praça dos Estivadores.

O  cortejo começa após a chegada da romaria fluvial à Escadinha da Estação das Docas, seguindo pela Boulevard Castilhos França até a pedra do Ver-o-Peso, depois pela avenida Portugal, pela Rua Padre Champagnat e pela Rua Doutor Assis, seguindo até a chegada na Praça do Carmo, onde a banda Arraial do Pavulagem se apresenta e recebe convidados para o show de encerramento da programação.

Criado no ano 2000, o Arrastão do Círio é inspirado pela devoção do povo paraense durante as festividades em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. “Somos um coletivo que se debruça há 31 anos sobre o imaginário amazônico.

O Arrastão do Círio  é o nosso olhar para esse momento de encontro que é o Círio, possibilitando uma reflexão lúdica e oportuna sobre a vida no planeta e sobre os valores de respeito, dignidade e tolerância”, explica Ronaldo Silva, um dos fundadores do Arraial do Pavulagem.

|Celebrndo os brinquedos populares de miriti, o Arrastão simula uma extensão da romaria fluvial, conduzindo a barca “Rainha das Águas” e vários barquinhos de miriti pelas ruas do centro histórico de Belém.

A cembarcação foi incorporada à manifestação em 2012 para substituir a cobra de miriti que até então era a figura central do cortejo, mas mantém a homenagem aos brinquedos populares tradicionais do período do Círio de Nazaré, que representam de forma lúdica o trabalho do homem na floresta amazônica.

Também estarão presentes no cortejo alguns dos personagens mágicos do imaginário ribeirinho, como o sol, a chuva, os pássaros míticos, a vitória-régia, a iara, o boto, entre outros, representados pelos pernas-de-pau do Batalhão da Estrela.

O Arrastão termina na Praça do Carmo, com os participantes ao redor da barca “Rainha das Águas”, exaltando a ancestralidade dos povos amazônicos. Após o cortejo, a banda Arraial do Pavulagem comanda a festa na Praça, apresentando em seu repertório as músicas do novo disco “Caeté Camará” e as canções clássicas que contam a história dos mais de 30 anos do grupo musical.

Amaoninarede-Sistema Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.