Manaus, AM – Aposentados e pensionistas que foram nesta sexta-feira, 21, à Manaus Previdência pegar o contracheque do mês conheceram e aprovaram o Portal do Segurado, a mais nova ferramenta de serviços on line disponibilizada pela Prefeitura de Manaus a servidores ativos e aposentados. Aproximadamente 300 segurados estiveram na autarquia municipal. Destes, em torno de 230 eram aposentados que podiam aderir ao novo sistema.
“Nosso balanço mostra que 60 pessoas se cadastraram num período de quatro horas, número que superou nossa expectativa para o primeiro dia”, destaca a diretora de Previdência, dra. Edna Mateus.
Lembra a diretora que os idosos, geralmente, são mais resistentes a mudanças e alguns não têm acesso ou não sabem operar com computadores. “Mas, acreditamos que a tendência de adesão é aumentar à medida que uns forem falando para o outro sobre as facilidades e comodidades do uso do portal”, diz, acrescentando que o sítio eletrônico amplia a autonomia do segurado na execução de serviços e obtenção de documentos, assim como evita o deslocamento do segurado, que não precisa enfrentar as dificuldades do trânsito.
A equipe de técnicos da Manaus Previdência, espalhada pelo salão de atendimento, tirou as dúvidas sobre o portal e tranquilizou a todos sobre uma preocupação em comum: de que a previdência municipal não iria mais emitir o contracheque físico. “Enfatizamos que quem procurar a sede da Manaus Previdência pessoalmente vai receber o contracheque na hora, impresso por nós mesmos.
Serviços e benefícios
O portal é apenas uma ferramenta para facilitar e ampliar o acesso a vários produtos”, enfatiza a gerente de Previdência, Daniela Benayon, lembrando que o recadastramento anual, obrigatório a todos os segurados, continuará sendo presencial.
Uma das aposentadas que se cadastrou e anunciou que vai usar a nova ferramenta foi Terezinha Péres, 78, auxiliar de enfermagem que se aposentou pela Secretaria de Saúde. Segundo ela, o portal vai evitar a “perda” de tempo no deslocamento no trânsito para chegar até a sede do órgão municipal. “Não sei usar internet, mas minha filha, de 53 anos, sabe e vai ajudar. No próximo mês, já vou fazer o teste, consultar e imprimir meu contracheque pelo portal”, garantiu.
A mesma determinação mostrou a professora aposentada Solange Fátima Silva, 50. Apesar de possuir internet em casa, diz que não costuma usar. “Mas, agora, vou começar a acessar mais”. Ao conhecer os serviços e vantagens do novo portal, Solange diz que achou a iniciativa muito boa, pois evita a ida à sede da previdência municipal para pegar o contracheque. “Vou pedir ao meu filho, que tem 18 anos, me assessorar no acesso que vou fazer em setembro. Dando tudo certo, só vou pegar meus documentos pela internet”, assegurou.
Pelo Portal do Segurado, servidores estatutários ativos e aposentados têm à disposição a uma série de serviços que podem acessar de casa ou de uma lan house, tais como impressão de Cédula C (para efeito de declaração e Imposto de Renda), atualização de dados cadastrais, consultas a processos etc. Estão aptos a utilizar essa ferramenta aproximadamente 23 mil estatutários e mais de 4 mil aposentados.
Além do Portal do Segurado, os segurados da Manaus Previdência foram recepcionados com um buffet de café da manhã e serviços como corte de cabelo, maquiagem e limpeza de pele, além da aferição arterial, procedimentos que são tradicionais nos dias de pagamento.
Amazonianarede-Semcom