Parintins, AM – Terminada a alegre e profano na programação do Festival Folclórico , com a vitória do boi Garantido, Parintins, que reúne o profano e o religioso, volta a receber turistas para a festa em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade, que acontece logo apos o Festival dos bumbas.
Nesta sexta-feira foram iniciadas as festividades em homenagem à padroeira de Parintins, Nossa Senhora do Carmo com o tradicional círio fluvial no Rio Amazonas, que banha a cidade.
Círio fluvial
Na manhã de sexta-feira (6), iniciou as festividades em homenagem à padroeira de Parintins, Nossa Senhora do Carmo com o tradicional círio fluvial.
O barco saiu da Vila Amazônia em direção ao porto de Parintins acompanhado por diversas embarcações ao seu redor. O andor da Virgem do Carmo foi saudado por milhares de fiéis católicos que se aglomeraram no cais do porto, soltando fogos de artifício para comemorar a data.
Profano e religioso unidos
A festa religiosa tem início exatamente cinco dias após o 47º Festival Folclórico dos bumbás Caprichoso e Garantido, e se encerra no dia 16 de julho. São esperados mais de 40 mil fiéis para o último dia de celebração da padroeira.
Os fiéis enfeitaram todas as ruas da cidade com bandeirolas, enfeites e desenhos artísticos. Segundo o pároco da catedral, padre Rui Canto, o tema da festa este ano chama-se: “Maria Virgem e Senhora do Encontro”.
A partir das 18h, os devotos começam a caminhada do círio tradicional nas ruas da ilha tupinambarana, saindo da Igreja do São José Operário até a catedral da cidade, onde o bispo da Diocese, Giuliano Frigenni celebra uma grande missa.
Amazoninarede