Aperfeiçoamento de compras públicas é destaque em intercâmbio internacional na Sefaz

Aperfeiçoamento de compras públicas é destaque em intercâmbio internacional na Sefaz

Manaus, AM – O aperfeiçoamento do sistema de compras públicas da Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) a partir da implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) foi um dos temas do segundo dia de atividades do intercâmbio técnico promovido entre o Departamento Nacional das Receitas (DNRE) do Ministério das Finanças e Planejamento de Cabo Verde e o Governo do Amazonas.

Desde a última terça-feira (19/02) e até esta quinta-feira (20/02), sete membros da equipe responsável pela criação da Fatura Eletrônica no país africano participam de atividades para conhecer o processo de implantação, o funcionamento, os desafios enfrentados e resultados obtidos com o advento dos documentos fiscais eletrônicos no Amazonas, dentre eles a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), na qual a Sefaz-AM é pioneira no Brasil.

Na terça-feira, a comitiva assistiu a apresentações dos técnicos da Sefaz-AM sobre os Documentos Fiscais Eletrônicos e a Campanha Nota Fiscal Amazonense, além de ter visitado o escritório central das lojas Bemol, onde pôde conhecer as vantagens da implantação da Nota Fiscal não apenas para o Estado, mas também para a iniciativa privada, principalmente no que diz respeito à redução de custos e otimização de processos.

Soluções tecnológicas

Nesta quarta-feira, o diretor do Departamento de Entrada de Mercadorias da Sefaz-AM, Edegar Neumann, abordou as soluções de tecnologia da informação referentes à entrada de mercadorias no Estado e sua devida tributação.

O titular da Coordenadoria de Compras Governamentais (CCGOV) da Sefaz-AM, Alexandre Siqueira, apresentou a modernização do processo de compras públicas, que passou a ter como base o arquivo eletrônico da Sefaz, possível após a implantação da Nota Fiscal Eletrônica.

“Hoje, pesquisa de mercado é feita com base nas notas fiscais emitidas no Estado e não mais no contato com os fornecedores, onde ocorria de recebermos preços muitas vezes mais altos do que os praticados no mercado. Com o sistema, hoje temos mais celeridade e mais economia nos processos de compras do governo”, afirma Siqueira.

Aprovado

A inspetora tributária da DNRE do Ministério das Finanças e Planejamento de Cabo Verde, Augusta Cardoso, avaliou as apresentações. “O que me chamou atenção foi que a pesquisa de preços no sistema atual permite uma melhor escolha dos produtos em termos de preço e capacidade. Com um sistema informatizado, se consegue fazer um melhor cruzamento de informações”, declarou a inspetora, que tem cargo equivalente ao auditor fiscal no Brasil.

Para o coordenador geral do Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), Eudaldo Almeida, um dos articuladores do intercâmbio técnico, as palestras, debates e visitas têm sido proveitosas.

“Tanto as apresentações quanto os debates, visitas e troca de informações com os técnicos do Estado do Amazonas, que vêm realizando tão bem esse trabalho, têm interessado muito aos colegas de Cabo Verde”, defendeu.

Último dia

Nesta quinta-feira (21/02), acontece o último dia do intercâmbio técnico. A comitiva de Cabo Verde irá ter apresentações sobre o Sistema Busca Preço, site criado pela Sefaz-AM, que permite aos cidadãos pesquisar preços de produtos em todo o Estado e também tem como base as emissões de Notas Fiscais Eletrônicas e sobre os procedimentos de fiscalização do órgão.

Estão planejadas também duas visitas: ao Centro de Processamento de Dados da Sefaz, às 12h, e à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), às 14h30, com presença confirmada do superintendente, coronel Alfredo Menezes.

Amazoninarede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.