Aneel reajusta em 21,57% a tarifa residencial de energia elétrica no Amazonas

Tarifa de energia elétrica no Amazonas, fica mais cara

 

 

Tarifa de energia elétrica no Amazonas, fica mais cara
Tarifa de energia elétrica no Amazonas, fica mais cara

Brasilia – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (29), em reunião pública, o reajuste na tarifa de energia para o Amazonas. De acordo com a Eletrobras Distribuição Amazonas, o reajuste entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), prevista para esta quarta-feira (30). Os novos valores devem começar a ser cobrados em dezembro.

Para os consumidores residenciais o reajuste será de 21,57%. Para os consumidores de Média e Alta Tensão o reajuste chega a 17,78%. O reajuste anual médio na tarifa de energia elétrica aplicada no estado do Amazonas será de 20,01%.

De acordo com a Eletrobras, os novos valores vão ser cobrados a partir de dezembro, proporcional e gradativamente, conforme o ciclo de faturamento e vencimento de cada cliente.

A Eletrobras informou que a nova tarifa reflete os custos de transmissão, de compra de energia e encargos setoriais, bem como os novos níveis regulatórios de perdas da concessionária, devido a furtos provenientes de ligações clandestinas.

O reajuste prevê recuperação na tarifa das perdas globais de 2015. De acordo com a Eletrobras, as perdas globais no Amazonas atingiram 40,43% da energia injetada no ano passado, o que representa aproximadamente 4.28 GWh ao ano.

Apenas em 2015, a Eletrobras informou que realizou cerca de 120 mil inspeções, com 62 mil irregularidades encontradas – 52% do total.

Amazoianarede-Annel

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.