Amazônia registra menor taxa de desmatamento da história, diz ministra

Amazonianarede com informações da Agência Estado

Brasília – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou nesta terça-feira (27) que a taxa de desmatamento da Amazônia Legal foi 27% menor de agosto de 2011 a julho de 2012 na comparação com os 12 meses anteriores (julho de 2010 a agosto de 2011). Essa foi a menor taxa registrada na série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), realizada desde 1988. Mesmo assim, o desmatamento da Amazônia Legal ficou em 4.656 km 2 no período.

Dos nove estados que fazem parte da Amazônia Legal, apenas três apresentaram aumento nas taxas de desmatamento. Tocantins registrou crescimento de 33%, Amazonas 29% e Acre, 10%. Só no Pará, a taxa de desmatamento diminuiu em 44%.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira comemorou o a menor taxa de desmatamento da história. “Vou à Conferência do Clima mostrar a redução e o compromisso com o Clima”, disse durante anúncio. Este foi o quarto ano consecutivo que o desmatamento apresenta redução de acordo com os dados do Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (Prodes/Inpe).

A ministra anunciou que, a partir do próximo ano, a autuação pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por desmatamento irregular será feita eletronicamente para evitar fraudes.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.