Amazonenses garantem vaga no sul-americano da Argentina

(Amazonianarede – Sejel)

O Amazonas foi destaque na prova do lançamento do dardo com Rodrigo Pinheiro, 18, e Denner Ribeiro, 18, durante o Campeonato Brasileiro Caixa de Juvenis, disputado entre os dias 21 e 22 de setembro no estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo.

Os atletas de ouro e prata, respectivamente, fazem parte do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia, programa de excelência do Governo do Amazonas, com execução da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). O evento foi chancelado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Rodrigo Pinheiro chegou ao ouro inédito no Brasileiro ao marcar 63,32m – melhor marca do atleta da Vila Olímpica de Manaus em competições nacionais. Foi pura superação, pois chegou ao campeonato em 7º do ranking nacional e terminou em primeiro, fruto de intensos treinamentos com a técnica Margareth Bahia.

“Só tenho a agradecer a professora Margareth, se não fosse os incentivos dela teria desistido. Esse resultado vem em um momento muito importante da minha vida, pois tive muitas dificuldades nos treinos e na família”, declarou o campeão.

A dobradinha do lançamento do dardo foi completada com Denner Ribeiro (61,66m), atleta revelado em Barreirinha e que atualmente mora e treina da Vila Olímpica de Manaus.

“Demos o melhor e fizemos o que a professora (Margareth Bahia) queria. Felizmente deu dobradinha e assim garantimos duas vagas para o Amazonas no Campeonato Sul-Americano de Juvenis, na Argentina”, destacou Denner, que ano passado foi campeão da etapa juvenil das Olimpíadas Escolares, em Cuiabá.

CONVOCAÇÃO

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou na segunda-feira (23) a equipe que representará o País de 18 a 20 de outubro no Sul-Americano de Juvenis, que será disputado na cidade de Resistência, na Argentina. Os integrantes da seleção foram chamados com base nos resultados do Campeonato Brasileiro Caixa de Juvenis. Rodrigo Pinheiro e Denner Ribeiro são os únicos amazonenses que estão entre os 77 atletas convocados.

O Brasil tentará manter a hegemonia continental na categoria até 19 anos. Na última edição, disputada em 2011, em Medellín, na Colômbia, a equipe foi campeã no masculino e no feminino, somando 462 pontos. Os brasileiros ganharam 49 medalhas, sendo 23 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze, ficando à frente da Colômbia e da Argentina, segunda e terceira colocadas.

RESULTADO GERAL
1º Rodrigo Pinheiro dos Santos – AM – 63,32m
2º Denner Marinho Ribeiro – AM – 61,66m
3º Edson Andre Cestari Monteiro – PR – 60,20m
4º Rafael Marangoni Waterkemper – SC – 58,09m
5º José Augusto de Lima – SP – 57,80m

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.