Manaus – Dez mesatenistas representarão o Amazonas na 3ª etapa da Copa Brasil de Tênis de Mesa, na cidade de Maceió (AL). O evento começará nesta quinta-feira (17) e vai até o próximo dia 21 de julho. As feras da raquete são frutos do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), programa de excelência esportiva do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL).
Os amazonenses terão pela frente os melhores mesatenistas do Brasil, grandes feras do eixo Rio de Janeiro – São Paulo que prometem ser pedra no sapato dos nossos atletas. A ‘Família CTARA’ corre em busca de bons resultados, visando melhorar sua pontuação no ranking nacional.
A ‘Família’ é encabeçada pelo atleta e professor, Israel Barreto, grande nome do esporte na região. Israel, se mantém entre os primeiros colocados do ranking nacional. Barreto vê nesse torneio uma grande chance de subir no ranking e quem sabe assim ser um dos selecionados para defender o país em grandes campeonatos pelo mundo.
Com 37 anos de idade e mais de 23 no esporte, Israel Barreto, foi campeão brasileiro em 2009, vencendo uma lenda tênis de mesa do Brasil, Hugo Hoyama. O professor dividirá seu tempo entre os jogos de sua categoria, a Absoluto ‘A’ e ainda terá que passar instruções para os seus comandados.
“Todos os atletas que estão na delegação já são experientes, então o trabalho que faço com cada um é incentivar sempre antes de cada dia de competição e tirar a pressão que eles têm em representar o estado”, explicou.
Em busca de um sonho
O atleta Anderson da Silva (15) deixou amigos e família em sua cidade natal, no município de Tefé (distante a 523 quilômetros de Manaus), para se dedicar integralmente ao esporte. Em 2011, ao vir à Manaus para disputar os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), o mesatenista que até então era adepto do popular ‘Ping Pong’, se interessou pelo esporte e através do programa de moradia para atletas de bom desempenho hoje mora na capital. “No início tudo era difícil, morar longe da família e amigos, mas depois de um tempo tudo foi melhorando, hoje estudo pela manhã e treino durante a tarde 4 horas por dia”, explicou Anderson da Silva.
Delegação amazonense de tênis de mesa
Feminino:
Amanda Marques
Alice Lavareda
Ellen Silva – Paratleta
Masculino:
Israel Barreto
Anderson Silva
Elivelton Xavier
André Murchie
Mario Costa
James Soares – Paratleta
Julio Souza – Paratleta
Fonte: Sejel