Brasilia – A presidente da empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Roselene Medeiros, esteve reunida, nesta terça-feira (19/2), com o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, Aluizer Malab.
Na pauta, o debate sobre ações para diversificar a oferta turística, ampliar a promoção e atrair mais turistas para o Amazonas.
Um dos projetos contempla a expansão do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques para a realização de grandes eventos.
A obra, no valor de R$ 40 milhões, está sendo executada com recursos do Ministério do Turismo e deve ficar pronta ainda este ano.
Turismo atrativo
“Precisamos atuar para que a região ganhe competitividade em serviços e se torne um destino mais atrativo, inclusive para o mercado doméstico”, destacou o secretário do MTur.
Uma das medidas previstas para atrair mais visitantes ao Amazonas é a melhoria da conectividade aérea internacional, com o objetivo de integração dos destinos amazônicos mais procurados pelos turistas estrangeiros.
Duas novas rotas aéreas estão sendo estruturadas a partir de Manaus: uma para a capital do Equador, Quito, via Letícia (Colômbia), outra para Porto Maldonado (Peru), com escala em Rio Branco, no Acre.
Atualmente, os turistas que estão no Peru, Equador e Colômbia e desejam conhecer a Amazônia brasileira se conectam com Manaus via São Paulo ou a partir da capital do Panamá.
Potencial
A presidente da Amazonastur ressaltou que a região também recebe grande fluxo de visitantes que chegam por cruzeiros fluviais.
A atual temporada, iniciada em novembro, deverá encerrar em abril totalizando 15 navios estrangeiros atracados no porto de Manaus nesse período.
Os navios são oriundos, principalmente, da Europa e Estados Unidos.
Os roteiros de pesca também são atrativos da região de Barcelos (distante 401 quilômetros de Manaus), que oferece barcos-hotéis aos amantes da pesca esportiva.
Roselene Medeiros solicitou a inclusão dos hotéis flutuantes como categoria de meio de hospedagem entre os serviços turísticos de cadastro obrigatório no Cadastur.
“Estamos nos reestruturando e contamos com o apoio do Ministério do Turismo para participarmos de feiras e eventos, dentro e fora do Brasil, onde possamos promover os destinos amazônicos e nos recolocarmos no mercado doméstico e internacional. Temos potencial e atrativos diferenciados”, ressaltou a presidente da Amazonastur.
O Amazonas, que em 2014, ano da Copa do Mundo em Manaus, recebeu mais de um milhão de turistas, fechou 2018 com 600 mil visitantes, voltando ao patamar de 2009.
Durante a reunião desta terça-feira em Brasília, Aluizer Malab estava acompanhado da coordenadora-geral de Qualificação Turística, Neusa Portugal, e do diretor do Departamento de Promoção e Produtos Turísticos, Sérgio Flores.
Completavam a comitiva da Amazonastur, além de Roselene Medeiros, a diretora de Marketing, Ana Claudia Rego, e o assessor técnico, Orlando Câmara.
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