
Amazonianarede – CMM
Manaus – Na Audiência Pública realizada na tarde desta quinta-feira (21), no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a concessionária de energia elétrica,Eletrobras Amazonas Energia, prestou esclarecimentos a cerca dos vários apagões ocorridos nos últimos meses na capital amazonense.
“A questão de apagões que estão se referindo, isso em qualquer sistema elétrico acontece, não é um privilégio só de Manaus. No entanto, Manaus sofre com muitas rajadas de ventos, temos uma das maiores descargas atmosféricas do Brasil, além de chover muito, o que causa o chamado ‘aborroamento’, ou seja, acidentes envolvendo veículos e postes, que afetam às vezes, uma determinada zona da cidade. Então são diversos fatores, que as pessoas não entendem”, explicou o assistente da Diretoria de Operações da Eletrobras Amazonas Energia na capital , Camilo Cabral, que participa da audiência.
Para o presidente da COMDEC, os apagões vêm o correndo com certa frequência na cidade e hoje, a Comissão de Defesa do Consumidor precisa saber quais são as razões dos apagões e quais as providências serão tomadas pela empresa para solucionar o problema. “Isso não pode continuar a acorrer já que estamos na eminência de um grande evento esportivo com repercussão mundial e a cidade não pode viver dessa forma”, ressaltou Álvaro Campelo.
Ainda conforme Campelo, uma reunião deve ser agenda com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é o órgão regulador do setor, para que em caso de providências não sejam tomadas pela empresa, a Comissão possa acionar o órgão para tomar medidas cabíveis.
Participaram também da Audiência Pública, o vereador Ewerton Wanderley (PSDB), Carlos Alberto Souza, defensor público; Flávio Dutra da Federação das Indústrias; Eduardo Veiralves, Amazonas Energia; Otávio Gomes, promotor do Ministério Público do Estado (MPE-AM); Telamon Barbosa Região Metropolitana; José Carlos Cavalcante, assessor jurídico da Arsam; e líderes comunitários de bairros que sofreram apagões nos últimos meses.
Fonte: Dircom/CMM
Fotografia: Robervaldo Rocha/ CMM