Amazonas – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), assinou nesta sexta-feira, 15, o termo de cooperação técnica com o governo do Acre.
O termo bilateral corresponde ao serviço de defesa agropecuária e florestal entre ambos os estados para intensificar o serviço de fiscalização e controle de animais e seus derivados e produtos de origem florestal que circulam nas regiões fronteiriças do Amazonas e do Acre.
O documento foi assinado em uma solenidade na sede da Agencia de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), na zona sul de Manaus, com a participação do presidente da Adaf, Hamilton Casara, e do presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) do Acre, Ronaldo Andrade, além de representantes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do coordenador de Culturas Industriais, Alexandre Freitas, representando a Sepror.
Durante a solenidade, foram apresentados tópicos referentes ao compromisso firmado pelos presidentes da Adaf e do Idaf, que garantem apoio técnico, médicos veterinários, equipamento para monitoramento, veículo e combustíveis necessários em visitas à região dos municípios de Guajará e Ipixuna, situados na divisa entre o Acre e o Amazonas.
Uma viagem ao Acre está agendada com os técnicos dos dois órgãos para que as primeiras iniciativas do acordo de cooperação sejam iniciadas em uma visita técnica que está prevista para ocorrer em oito municípios do Estado.
Criado em 2003, o Idaf tem trazido inúmeros avanços ao estado vizinho, que se encontra livre de casos da febre aftosa, uma das principais razões para o monitoramento constante pelas defesas agropecuárias.
É necessário que se continue o trabalho com o mesmo efeito que tem tido, e se aperfeiçoe com o intuito de avançarmos. No que depender do Acre e do Cruzeiro do Sul, os municípios vizinhos terão todo o apoio de que precisam, finalizou o presidente Ronaldo Andrade.
Amazonianarde-Secom