Amazonas desenvolve projetos de tecnologia assistiva por meio do programa do Viver Melhor/Pró-Assistir

02-05vivermelhorManaus – O Governo do Amazonas, por meio do programa Viver Melhor/Pró-Assistir, tem incentivado o desenvolvimento de projetos de tecnologia assistiva no Estado. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM). Entre os destaques dos projetos criados por pesquisadores está o Mapa Tátil – Pé-Yara, do Grupo de Pesquisa Psicologia, Educação e Novas Tecnologias (Psicotec) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Outros projetos são Software educativo para crianças autistas – Lina Educa; Sistema Colaborativo de imersão musical para crianças com autismo; Dinheiro falante para cegos; Sistema de áudio para identificação do transporte coletivo urbano; Desenvolvimento do protótipo de pé e tornozelo em madeira laminada colada com a avaliação clínica em pacientes; Enem interativo – software aplicativo com acessibilidade; e Socialização Imersiva – um ambiente para apoiar a habilitação social de pessoas com deficiências múltiplas com foco em TID.

Mapa Tátil -Há quase dois anos, o Psicotec da Ufam, vem construindo um material didático pioneiro na região Norte, destinado a alunos das séries iniciais dos ensinos Fundamental e Médio portadores de deficiência visual.Trata-se do Mapa Tátil Pé-Yara, que oferece, por meio de jogo, um ensino lúdico sobre a cultura, economia, política e espaços geográficos dos 62 municípios do Amazonas. A proposta do Pé-Yara, que significa “caminho” na língua tupi-guarani, é ampliar a inserção social de alunos com deficiência visual nas escolas públicas do Estado e contribuir para a educação inclusiva, com a integração de alunos portadores de deficiência visual ou não.

Em 2009, o Grupo Psicotec realizou uma pesquisa sobre os materiais didáticos destinados aos alunos com deficiência visual e constatou que não havia material suficiente para se trabalhar com essas pessoas. Segundo informações de um dos membros do Grupo, professor Edmilson Bruno da Silveira, no Brasil entre 10 a 12% dos alunos das escolas da rede regular têm problemas visuais.

A coordenadora do projeto, professora da Ufam e doutora em Ciências da Comunicação Cláudia Guerra Monteiro, destacou a importância do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que possibilitou o financiamento para a construção de uma ideia incubada há seis anos na Ufam. “Nossa ideia era criarmos um material didático pedagógico com o qual pudéssemos, através de uma forma espontânea, apresentar aos alunos todo o conhecimento, economia e história do Estado”, ponderou.

Interação – O mapa é considerado pelo grupo como um “Jogo Cidadão”, uma vez que oferece a oportunidade aos alunos de jogarem juntos, já que o mapa não é restrito somente aos portadores de deficiência visual. O mapa é composto por um sistema eletrônico integrado, um tabuleiro de ajustes de peças, 62 peças de madeira que são representadas com as texturas, sons e aromas típicos de cada município do Amazonas, um jogo de cartas de multiacesso em braile e um tablet com aplicativos de voz para orientar os alunos no desenvolvimento do jogo.

O grupo que inicia o jogo tentará encaixar as peças nos seus respectivos lugares, tentando não errar. Antes do início do jogo será possível escolher o nível de dificuldade e qual participante jogará. Quem conseguir encaixar as peças corretamente vence o jogo.

O professor de educação especial em tecnologia assistiva, Ricardo Souza, que é deficiente visual e um dos integrantes do grupo de pesquisa, declarou estar maravilhado com o Pé-Yara, e que este é um produto que faltava para a região. “O mapa nos oferece o que realmente estávamos necessitando. O conhecimento através do tato, através do cheiro e através do som, que ele vai produzir no tablet”, concluiu Souza.

Testes – Para efetivação da pesquisa os primeiros testes foram realizados em duas escolas públicas de Manaus. Silveira avalia que os resultados alcançados foram positivos. Estudantes e professores se mostraram entusiasmados com a facilidade e o manejo do material. “Foi muito salutar a participação dos alunos e nós temos consciência de que este produto, pensado pelo grupo da Ufam, vai melhorar o conteúdo educacional mostrando as riquezas, belezas e potencialidades do Amazonas”.

Juntamente com o jogo foi elaborada uma cartilha com orientações para o professor explorar o estudo da economia, educação, cultura, folclore e das potencialidades de cada município, integrando efetivamente a participação das pessoas.

O produto também foi lançado em novembro de 2013 na Feira Internacional da Amazônia, coordenada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na área de inovação.

No próximo dia 7 de maio, o Pé-Yara será apresentado na II Reunião da Comissão Brasileira de Braille (CBB), promovida pela Diretoria de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF).

Fonte: Agecom

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