Amapá vai ganhar novo cadastro ambiental rural

28-10amapaMacapá, AP – Os proprietários de terras do Amapá deverão se integrar ao novo modelo de controle florestal, o Sinaflor, que tem o objetivo de evitar o desmatamento em locais de preservação.

O Sinaflor, que será implantado até o final deste ano, é necessário para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de cada proprietário, que é uma exigência do novo Código Florestal brasileiro.

O novo sistema substitui os registros cartográficos antigos feitos em papel, por uma plataforma online que determina o perímetro de cada área através de imagens de satélite. Para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), o Sinaflor também é uma forma de atualizar o número de propriedades rurais do estado.

“Hoje todo o desmatamento na Amazônia visto por satélites é classificado como ilegal. Com o sistema vamos saber se esse devastamento é autorizado, para poder diferenciar o desmatamento legal e ilegal. Se for irregular vamos diminuir esses números”, afirmou Henry Coelho, diretora de biodiversidade e florestas do Ibama.

Todos os imóveis rurais serão incluídos no programa com dados de área e também com fotografias. O intuito é identificar também novas propriedades. A diretora explica que os responsáveis por desmatar áreas não autorizadas sofrerão autos de infração, além da inclusão no Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Fonte: Diário do Amapá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.