Macapá, AP – O projeto de pesquisa TecRede (Tecnologias para produção de tambaqui em tanque-rede) é coordenado pela Embrapa Amapá. O principal objetivo do projeto é gerar tecnologias que permitam reduzir o tempo de desenvolvimento do cultivo de tambaqui em sistemas de tanque-rede.
O projeto iniciou em 2014 e se estende até 2017.
A primeira atividade foi uma visita técnica à piscicultura do criador Raimundo Semeão, no Rio Matapi, em Mazagão, O piscicultor é parceiro do projeto e também participou ativamente das reuniões.
De acordo com o coordenador do projeto, pesquisador Marcos Tavares, o tambaqui foi a espécie escolhida devido à escassez de tecnologias disponíveis para sua produção em larga escala e por ser um peixe nativo com grande demanda de consumo. A pesquisa vai determinar a padronização de técnicas e sistemas de produção baseado nas Boas Práticas de Produção (BPP) para resolver problemas apontados por piscicultores.
Os impactos esperados são a diminuição de custo devido ao manejo adequado do tambaqui, a transferência de tecnologia para o setor produtivo, ampliação da produtividade em pisciculturas de tanque-rede comerciais, conhecimento sobre os agentes parasitários causadores de enfermidades e geração de renda.
O TecRede é voltado para o estado do Amapá e vai focar nos entraves relativos à produção do tambaqui em tanque-rede, manejo sanitário e inovações sobre processamento industrial desse peixe.
Fonte: Diário do Amapá