Amapá aparece como destaque nacional no comércio varejista, aponta pesquisa

(Foto: Divulgação)

Macapá, AP – O varejo brasileiro cresceu no ano passado conforme a receita nominal de vendas 13,4% frente ao exercício de 2012, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), lançado nesta segunda-feira, 3, pela empresa de adquirência Cielo.

No conceito deflacionado, ou seja, descontando a inflação, a expansão foi de 5,7%, na mesma base de comparação.

Por estados, os destaques foram Amapá e Piauí, sendo os dois com crescimento de 21,4% no faturamento nominal das lojas em 2013. Tocantins veio em seguida com avanço de 20%.

No mês de dezembro, o indicador da Cielo apontou avanço de 13,2% no faturamento nacional do varejo brasileiro ante igual intervalo de 2012. Segundo Rômulo de Mello Dias, presidente da Cielo, o ICVA endereça uma promessa que a adquirente fez no contexto da sua abertura de capital (IPO, na sigla em inglês), de fazer um trabalho de inteligência com a sua base que no ano passado registrou 5 bilhões de transações que totalizaram R$ 450 bilhões em volume financeiro capturado em suas máquinas (POSs, na sigla em inglês).

“O indicador é uma evolução natural do nosso trabalho de inteligência. Ele é baseado em fatos e dados e não pesquisas amostrais. Essa é a beleza do nosso índice”, avaliou o presidente da Cielo, durante evento de lançamento do ICVA, acrescentando que o volume capturado pela adquirente em 2013 representa 9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 14% do consumo das famílias brasileiras.

O executivo lembrou ainda que o indicador da Cielo não guarda nenhuma relação com a performance da companhia uma vez que são retirados os efeitos de substituição do cheque e do dinheiro pelo plástico além das perdas de clientes e variação de market share. O novo índice será mensal com comparação anual e terá como base um grupo de 24 setores mapeados pela adquirente, que inclui de pequenos a grandes varejistas.

A Cielo começou a trabalhar no indicador este ano embora o tema já estivesse no planejamento da companhia desde o IPO, conforme Dias. O índice será divulgado todo dia 14 de cada mês retroativo ao mês imediatamente anterior. A adquirente não descarta no futuro a possibilidade de dividir o desempenho do varejo físico do eletrônico. Atualmente, ambos estão representados no mesmo indicador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.