Os amapaenses lotaram as embarcações que seguiram, ontem, para o município de Afuá (PA) onde ocorre o XXXI Festival do Camarão.
Apesar do anúncio de que este ano não vai ocorrer a já tradicional Batalha Camaroeira entre os camarões “Convencido” e “Pavulagem”, os veranistas mantiveram a tradição de passar o último final de semana de julho na Veneza Marajoara.
A expectativa dos organizadores é que até domingo, 28, cinquenta mil pessoas visitem a cidade. A Capitania dos Portos faz a fiscalização das embarcações para evitar a superlotação. A lista de passageiros é chagada tanto na saída, em Macapá e Santana, quanto na chegada à cidade de Afuá.
Segundo levantamento realizado no ano passado, 80% do público que prestigia o evento marajoara é oriundo do Amapá. O preço da passagem nos barcos custa R$ 30. Existem, também, navios que oferecem pacotes ao preço de R$ 100. “A passagem é de ida e volta. O pacote ainda dá direito a hospedagem no navio e café da manhã”, afirma um dos empresários do ramo.
A segurança, no entanto, é uma das principais preocupações. “A Capitania dos Portos observa a lotação e os equipamentos de segurança. Também fazemos a orientação aos passageiros no caso de algum sinistro. Aos que ingerem bebida alcóolica durante as viagens também fazemos recomendações. É importante que todos se divirtam com segurança”, disse um dos oficiais da Marinha.
Somente na tarde de ontem, mais de 10 embarcações de grande porte saíram com destino à cidade de Afuá. O festival iniciou na quinta-feira, 25, com a tradicional Biciata. A previsão é de que a festa termine às 6h da manhã de segunda, 29.
(Diário do Amapá)