Alunos de 140 escolas do município participam do desfile cívico

07-09desfileManaus – Seiscentos alunos de 140 escolas da rede municipal, de todas as zonas geográficas de Manaus, participaram, no final da tarde desta sexta-feira, 5, do Desfile Cívico Escolar, como parte da programação de encerramento da Semana da Pátria e do Amazonas.

O desfile foi no centro de convenções, sambódromo, e foi acompanhado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.

Além dos alunos do município, participaram da programação estudantes da rede estadual, particular, militar e entidades educacionais e sociais. Ao todo, cerca de dez mil alunos marcharam, nesta sexta-feira.

A programação cívica nas escolas começou no dia 1º de setembro, com a tradicional Corrida do Fogo Simbólico, com a participação de alunos da rede municipal e estadual de ensino.

No desfile escolar desta sexta-feira, 5, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu sua participação com a fanfarra da Escola Municipal Eliana Lúcia Monteiro. Depois, foi a vez do pelotão de bandeiras representando as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), seguido por alunos da Educação Infantil. A Semed teve ainda o pelotão de alunos de todas as DDZs e fanfarras das Escolas Municipais Sônia Maria, José Sobreira e Ana Maria Barros.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhou atento o desfile e disse que foi um momento especial para reflexão sobre a cidadania, mas também para mostrar o trabalho do município em prol da educação, em todas as áreas de atuação no processo de ensino e aprendizagem.

“Nós estamos vendo a organização, a disciplina, o cuidado, a educação, a aplicação, a preocupação de fazer o bem. Isso é uma coisa que temos de valorizar, pois reflete muito no que vai ser o cidadão de amanhã. Eles começam a aprender a noção de civismo, patriotismo, de organização, de respeito, de disciplina, agora, pois vejo com muito prazer cada um se esmerando ao máximo para ser melhor que o outro, sem ter ao mesmo tempo qualquer concorrência. No final, todos querem voltar para casa com o dever cumprido”.

Arthur se emocionou ao assistir o desfile das crianças com deficiência e aplaudiu também a passagem dos alunos das escolas Santa Isabel e Instituto de Educação do Amazonas (IEA), onde cursou o primeiro e segundo ano do primário.
“Toda essa imagem me sensibiliza. De um modo geral, todo o desfile estava muito bonito. As crianças deram um show e é bom que elas saibam que estão sendo admiradas. Tudo isso nos remete a certeza de que teremos um país com menos corrupção, um país com mais respeito com o bem público. Estamos vendo o futuro desfilar por aqui”, disse.
A importância de despertar e nutrir o amor pela pátria nas crianças também foi destacado pelo secretário municipal de Educação, Humberto Michiles. “É um orgulho e uma satisfação muito grande vermos nossas crianças desfilando. Marcar presença nas comemorações de datas históricas, como esta do Amazonas, e a Independência do Brasil é fundamental para difundirmos e valorizarmos nosso Estado, para difundirmos o espírito patriótico. E para que tudo isso aconteça é necessário começarmos em nossas escolas, com nossas crianças “.
Orgulho
A diretora Raquel Thomas, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Graziela Ribeiro, foi a educadora responsável por conduzir, no desfile escolar, os alunos da educação infantil. Para ela, representar essa faixa de ensino foi motivo de alegria e orgulho.

“É uma honra muito grande representar todos os Cmeis do município. Essas crianças vêm trabalhando os valores cívicos desde o primeiro período, mas a maioria aqui já faz parte do segundo período. Os pais aderiram à atividade e trouxeram as crianças, mas acima de tudo, perceberam que os valores cívicos são muito importantes à família e à sociedade. A escola faz seu papel e incentiva cada vez mais isso”, comentou.

O diretor Antônio Humberto, da Escola Municipal Raimundo Gonçalves Nogueira, do Zumbi, zona Leste, tem a mesma visão de que o desfile cívico é importante à formação, para o respeito e patriotismo do cidadão. “Esse regaste do momento patriótico é fundamental, pois muitos já não tinham esse sentimento, mas, mais importante ainda é aumentar essa participação de mais escolas no desfile”.

Feliz por ter participado da atividade cívica, a aluna do 5º ano, Aline Nascimento de Oliveira, 12, da Escola Municipal Nelson Neto, na Comunidade da Sharp, zona Leste, disse que representar sua escola na avenida tornou a sexta-feira dela um dia especial. “A apresentação foi muito boa, incluindo as fanfarras e porta-bandeiras, que era o que eu sempre quis ser e, agora, consegui com muita alegria”, disse.

Ao final do desfile da Semed, no sambódromo, o último pelotão foi representado por assessores e gestores das Divisões Distritais Zonais.

Texto: Paulo Rogério Veiga e Carla Albuquerque
Foto: Arlesson Sicsu/Semcom e Cleomir Santos/Semed

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.