Manaus, AM – Os 232 mil alunos, das 484 escolas da rede municipal de ensino, retornaram às salas de aula nesta segunda-feira, 4, após o recesso escolar iniciado no dia 24 de junho. O ano letivo do Município se iniciou no dia 11 de fevereiro e deve se encerrar no dia 15 de dezembro
Com o tema “Garantir os direitos de aprendizagem para a construção de uma cultura de paz e solidariedade”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) visa atender as metas do Plano Municipal de Educação (PME) e do Plano Nacional da Educação (PNE), adotando a estratégia “Todo aluno alfabetizado, garantia de sucesso: Compromisso de todos”.
“Estamos com foco voltado para o processo de alfabetização dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. É necessário que nossa meta esteja voltada para leitura e escrita, para que os alunos consigam avançar nas demais áreas do conhecimento”, destacou a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano.
Saldo satisfatório
Conforme a subsecretária, o saldo do 1º bimestre tem sido satisfatório, tanto no rendimento escolar, quanto nos resultados da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE). “Tivemos grandes respostas dos professores, gestores e escolas.
Toda a secretaria está muito envolvida nesse processo. Já estamos com planos para a questão do abandono escolar, recuperação dos alunos e reforço escolar”, completou Euzeni.
A rede pública municipal de ensino tem alcançado avanços em índices educacionais, como elevação da aprovação e redução do abandono escolar. A expectativa, agora, é pela divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que dever ser anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) no segundo semestre deste ano.
O término do ano letivo nas escolas municipais acontecerá no dia 15 de dezembro, para os alunos que passarem direto. Aqueles que ficarem em recuperação ou conselho de classe estudarão até o dia 23 de dezembro.
Amaznianarede-Semcom