Tambaqui e Cardinal, serão afetados pelas alterações climáticas

O tambaqui é uma das espécies mais saborosas e nobres na culinária amaonense
O tambaqui é  uma das espécies mais saborosas e nobres na culinária amaonense
O tambaqui é uma das espécies mais saborosas e nobres na culinária amaonense

Amazônia – O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Vale afirmou que as mudanças climáticas podem afetar duas espécies de peixes economicamente importantes para o Amazonas. A constatação foi apresentada durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em São Carlos (SP).

De acordo com o pesquisador, o Cardinal teve alto índice de mortalidade quando exposto a condições serenas de mudanças climática, conforme cenários do painel intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC).

A espécie ornamental, Cardinal, é grande importância para a economia do município de Barcelos, no Ri Negro
A espécie ornamental, Cardinal, é grande importância para a economia do município de Barcelos, no Ri Negro

O cardinal é uma espécie de peixe ornamental e tem importância significativa na economia do município de Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus).

Com relação ao Tambaqui, uma das espécies mais apreciadas na culinária do estado e com alto valor econômico, o pesquisador explica que as mudanças climáticas afetarão a produção.

Para chegar aos resultados, Vale e uma equipe de cientistas usam salas temáticas chamadas de microcosmos onde são simuladas as temperaturas previstas pelo IPCC. Nestas salas, situadas na sede do Inpa em Manaus,

os pesquisadores submetem os peixes a ambientes simulados para avaliar como eles reagem. O Inpa mantém outros estudos ligados a mudanças climáticas sendo referência mundial em biologia tropical.

Amazonianarede-Inpa

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.