Alta na captura de filhotes de peixe-boi aumenta preocupa dos pesquisadores com a extinção da espécie

Alta na captura de filhotes de peixe-boi aumenta preocupa dos pesquisadores com a extinção da espécie

Número é equivalente a metade dos resgates atendidos pelo Inpa em um ano. Espécie está ameaçada de extinção.

Amazonas – Cinco filhotes de peixe-boi da Amazônia foram recebidos no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), na Zona Centro-Sul de Manaus, nas últimas duas semanas. A quantidade registrada no curto período de tempo preocupa pesquisadores. A espécie está ameaçada de extinção. As informações foram divulgadas na sexta-feira (16), pelo órgão.

De acordo com o instituto, que trabalha há mais de 40 anos com os peixes-bois, o número de resgates aumentou expressivamente. Ao longo de um ano, é comum o Inpa receber cerca de 10 animais resgatados em rios da Amazônia.

Mais um

Um dos animais encaminhados para receber os cuidados dos pesquisadores do Inpa foi um filhote encontrado por pescadores às margens do Rio Amazonas, em Urucará a 261 km da capital. O mamífero, de apenas dois meses, estava ferido.

O Inpa reabilita os animais e prepara para que eles retornem à natureza após alguns anos.

De 31 de março a 02 de abril deste ano, o instituto fez a maior reintrodução de peixes-bois da história, com a devolução de dez animais.

O Inpa e o Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia da Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) devem desenvolver uma campanha de conscientização junto a comunitários e pescadores para reduzir as capturas.

Amazoninarede-Rede Amazonica

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.