Abu Dhabi, – Nico Rosberg, 31 anos, sagrou-se este domingo campeão mundial de Fórmula 1 ao terminar em segundo lugar a corrida no Abu Dhabi, que foi ganha pelo seu companheiro de equipa Lewis Hamilton. O piloto germânico, filho do também campeão Keke Rosberg, só precisava de acabar num lugar do pódio para vencer o Mundial de pilotos.
A prova ficou ainda marcada por um pequeno incidente. Perto do final, Hamilton recebeu ordens para deixar passar Rosberg, no sentido de precavêr qualquer contratempo dada a proximidade de Vettel e Ricciardo. Mas desobedeceu, respondendo pelo circuito interno de comunicação: “deixem-nos correr”.
Rosberg, que se estreou em 2006 pela Williams, conseguiu o seu primeiro título dez anos depois, agora ao serviço da Mercedes, numa temporada em que esteve quase sempre na liderança da classificação e na qual somou nove vitórias. Curiosamente, Hamilton, que terminou no segundo lugar da classificação geral, venceu mais corridas do que o seu colega de equipa esta temporada, num total de 10, mas não chegou para conquistar aquele que seria o seu quarto título.
Com os 18 pontos conquistados em Abu Dhabi, Rosberg somou 385 pontos, mais cinco do que Hamilton, segundo classificado no Mundial de pilotos.
Esta é a segunda vez na história da Fórmula 1 que um piloto consegue sagrar-se campeão do mundo tal como pai. Keke Rosberg venceu o título em 1982 e o outro caso foi com Damon Hill, que repetiu o feito do pai Graham em 1996.
Amazonianarede-F1