Aleitamento materno  e paternidade na amamentação e tema da Prefeitura no Agosto Dourado

Aleitamento materno  e paternidade na amamentação e tema da Prefeitura no Agosto Dourado

Manaus, AM – Com o tema “Aleitamento Materno e Paternidade”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá desenvolver no mês de agosto uma série de atividades para sensibilizar a população sobre a importância da amamentação.

A programação faz parte do projeto “Agosto Dourado”, que integra o calendário oficial de eventos do município de Manaus e é também uma estratégia para garantir maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno.

A abertura oficial do Agosto Dourado será no dia 1º de agosto com o início da 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, na Maternidade Moura Tapajoz, às 8h, quando haverá a entrega de certificação para a “Mãe Doadora do Ano” e para os pais que mais participaram do Pré-Natal das companheiras.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que tanto o Agosto Dourado quanto a Semana do Aleitamento Materno são estratégias utilizadas em todo o mundo para dar visibilidade à importância da amamentação, incentivando a reflexão sobre o tema entre instituições, famílias, grupos e empresas.

“O objetivo é fazer com que a sociedade compreenda que promover e oferecer condições para a amamentação é responsabilidade de todos, não apenas um ato individual da mãe. Todos podem colaborar de uma forma ou de outra. Este ano os profissionais de saúde estarão reforçando o papel do pai no cuidado no contexto da família e da amamentação”, afirma Marcelo Magaldi.

Segundo a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, enfermeira Ivone Amazonas, o Agosto Dourado é uma referência à amamentação como o padrão ouro para a alimentação infantil, sendo o pilar da estratégia global para a alimentação de lactentes e crianças de primeira infância.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta Ivone Amazonas, estima que a cada ano um milhão e meio de mortes poderiam ser evitadas através da prática do Aleitamento Materno. “Além disso, crianças em aleitamento materno exclusivo sofrem pelo menos 2,5 vezes menos episódios de doenças do que as que tomam substitutos de leite materno; crianças têm um risco 25 vezes maior de morrer por diarreia durante os primeiros seis meses se não são exclusivamente amamentadas; as crianças menores de um ano que não são amamentadas tem um risco três vezes maior de morrer por uma infecção respiratória do que as que são amamentadas”, informa a enfermeira.

 

Programação

Durante todo o mês de agosto, profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão promover ações de rodas de conversa com gestantes, mães, pais, cuidadores e com a comunidade em geral, marcando o Agosto Dourado.

 

A Semsa também vai apoiar a realização da Hora do Mamaço, evento organizado pela Sociedade Civil Organizada “Mães Bares”, 05/08, na praça São Sebastião, com mães e seus filhos lactentes, a exposição de fotos de mães amamentando e pais apoiando, além de apresentação cultural.

A programação também vai envolver os Distritos de Saúde Sul, Leste, Norte, Oeste e Rural, que irão promover cinco Festivais da Semana do Bebê Manauara.

“Cada Distrito de Saúde irá organizar um festival em locais como creches, Centros de Educação Infantil e escolas, quando serão realizadas rodas de conversas abordando temas como paternidade e cuidado, pré-natal, ações educativas em saúde bucal e alimentação complementar saudável, além de atividades lúdicas como contação de histórias, teatro, brincadeiras e atividades físicas infantis”, destaca Ivone Amazonas.

As ações do Agosto Dourado ainda terão a participação de entidades como a Associação Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia (Assago), a Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped), Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras do Amazonas (Abenfo-AM), Unicef Amazonas, a United Way Brasil – Gerente de Projetos para o Amazonas e Acre, e secretarias municipais de Educação (Semed) e da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

AmazonianaredeSemcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.