Aleam realiza seminário para discussão do combate às drogas

Semninario sobre drogas

Semninario sobre drogas

Amazonianarede – Aleam

Manaus – Com objetivo de identificar ações estratégicas de alcance nacional que despertem nos educadores a importância da prevenção ao uso indevido de drogas junto às crianças e aos jovens, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), por meio da deputada estadual Conceição Sampaio (PP), junto à Fundação Milton Campos para Pesquisas e Estudos Políticos (FMC), ligada ao Partido Progressista (PP), realizaram, nesta quinta-feira (29), no Auditório Belarmino Lins, o seminário “Drogas por quê? Desafios para a Educação”.

Durante o seu pronunciamento, Conceição Sampaio lembrou que todas as pessoas precisam assumir o compromisso de enfrentamento a droga e observou ainda, que existem adolescentes e adultos que se encontram com a vida destruída por conta das drogas. “A droga não somente destrói quem a usa, como toda a família”, lamentou, acrescentando que o combate às drogas é um trabalho que a Secretaria Nacional de Políticas Públicas das Mulheres, a Secretaria Nacional de Combate às Drogas (Senad) já vem realizando, e através da FMC foi feita a solicitação para a inclusão do Amazonas nas discussões nacionais de assuntos primordiais para a população brasileira.

De acordo com a parlamentar, o Amazonas é o oitavo Estado a receber o seminário e vai abrir possibilidade para todas as pessoas inscritas realizarem o curso de Gestão Pública à distância, realizado pela Senad, no ano de 2013. “Esse curso formará multiplicadores”, revelou a deputada, observando que o objetivo maior do evento é fazer com que todos os educadores, as lideranças comunitárias e Conselhos Tutelares possam fazer a multiplicação da informação.

Conforme Conceição Sampaio, são 400 vagas a serem compartilhadas com diretores e coordenadores de escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio, representantes dos serviços de saúde, esporte e assistência social e ainda entidades que trabalham no combate ao uso indevido de drogas, para a contribuição na multiplicação do trabalho preventivo.

Conceição Sampaio disse ainda, que está constatado que o tráfico de droga já ultrapassa os muros das escolas. “Precisamos ter atitude diante o momento em que estamos vivendo fazendo a prevenção”, disse.

Diante dos problemas sociais ocorridos no Brasil, o representante da FMC, Luciano Dias disse que é importante que todos se conscientizem da importância da preservação familiar. “Se não se tem um ambiente positivo no seio familiar, a criança e o jovem não vão bem na escola”, ressaltou, relevando que a questão das drogas afeta diretamente a família. “Essa é uma situação problemática constante que nós tentamos fazer com que as atividades defendam essas ideias”, disse ele, lembrando que todos os partidos políticos do Brasil são obrigados a manter uma fundação para ser usada na formação dos candidatos e estabelecer um diálogo com a sociedade.

O representante do Governo do Estado do Amazonas e presidente da ALEAM, deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), disse que a discussão e reflexão do seminário são importantes para o Amazonas.

Ele citou ainda que um dos problemas mais sérios que levam à insegurança é a droga. “Nós estamos trazendo de forma técnica a prevenção às drogas, e todos temos a responsabilidade de combater esse mal”, completou Ricardo Nicolau, observando que a responsabilidade com o cidadão deve ter competência do município, Estado e União. “Temos o dever e a responsabilidade com o bem estar e a melhoria do povo do Estado do Amazonas”, frisou.

Capacitação

O seminário de capacitação foi dividido em quatro partes: a primeira com o tema “Drogas: conceitos, usos e abordagens”; a segunda trouxe o “Uso de drogas por crianças e adolescentes:fatores de risco e de proteção a dados epidemiológicos”; a terceira abordou a “Prevenção do uso indevido de drogas na escola: princípios, metodologia e estratégias, e finalizou com a entrega de certificado e kit de apoio didático.

Participaram também do seminário: a representante da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Socorro Sampaio; o secretário geral do PP/AM, Walter Sipelli; o diretor de Saúde da ALEAM, Arnoldo Andrade; a representante da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Valéria Castro Silveira; a representante da Secretaria de Estado da Educação, Maria do Carmo Polare; a juíza da 11ª Vara Criminal, Elinete Melo Tribuzi, a diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferrete; o deputado estadual Fausto Souza (PSD); o vereador Álvaro Campelo (PP), entre outros.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.