Aleam presente na reunião do Parlamento amazônico em Macapá
Macapá – A cidade de Macapá recebe, nesta quinta-feira (24), a segunda assembleia-geral do Parlamento Amazônico. O líder do PSDB na Assembleia Legislativa do Amazonas, Bosco Saraiva (PSDB), participa do evento. Na pauta diversos temas que interferem no dia à dia da Amazônia, como: transporte aéreo e terrestre, regularização fundiária e exploração mineral em terra indígena.
Para o parlamentar o transporte é um dos principais gargalos da região. No caso do Amazonas, o fato de ter os rios como principal forma de locomoção entre os municípios reflete na questão logística. De acordo com ele, o serviço de transporte aéreo poderia ajudar a solucionar o problema, porém ainda há muito a ser feito.
“Nós do Amazonas temos diversos aeródromos sem homologação espalhados por todo o interior do Estado, portanto sem condições de que haja vôos regulares das companhias aéreas; consequentemente há municípios sem este tipo de serviço. E a população, de uma forma geral, aventura-se a ir de táxi aéreo, muitas vezes sem a menor condição de vôo.”, destaca o deputado.
Com relação a questão terrestre a problemática continua, isso porque alguns Estados da Amazônia possuem poucas estradas, como é o caso do Amazonas. E para amenizar o problema, o deputado Bosco Saraiva aposta no balizamento dos rios. “O transporte terrestre também é motivo de preocupação no Amazonas, há poucas estradas. Nós somos muito empíricos com relação a isso. Portanto o fundamental para o nosso Estado é desenvolver o mais rápido possível o balizamento dos rios e embarcações mais rápidas, além de utilizar a tecnologia já disponível para mapeamento e segurança no transporte de pessoas e de cargas.”, argumenta o parlamentar.
Parlamento Amazônico
O Parlamento Amazônico tem o intuito de encontrar soluções para os problemas da região, levando em consideração o desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.
A primeira assembleia-geral de 2015 aconteceu no Estado de Roraima, e agora no Amapá.
Amazonianarede-aleam